Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3562
Autor(es): Souza, Joice Nunes de
Título: Cultura escolar e apropriação da profissionalização do 2º Grau na Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira em Santa Cruz do Sul na década de 1970.
Data do documento: 2023
Resumo: Esta dissertação resulta de uma pesquisa em desenvolvimento vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e vinculada ao Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação (CNPq/PPGEdu/UNISC). O objetivo principal visa explicar o processo de profissionalização do ensino em nível de 2º grau, e sua apropriação pela comunidade escolar, na década de 1970, na Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, da cidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, compreendendo aspectos da Cultura Escolar dessa instituição frente à organização e às formas de apropriação da Lei nº 5.692 de 1971. Como objetivos específicos tem-se: a) Identificar e analisar os principais dispositivos de normatização da Lei nº 5.692/71 na rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul a fim de compreender as principais orientações que a escola recebia em relação à profissionalização do 2º grau; b) Identificar, descrever e analisar o conjunto de práticas e decisões da Escola Ernesto Alves de Oliveira em relação às formas de apropriação da Lei nº 5.692/71 com a região na qual estava localizada; c) Demonstrar as potencialidades do arquivo escolar para pesquisas sobre a história do Ensino Médio e da Cultura Escolar, sobretudo em relação às reflexões que se relacionam às políticas curriculares do presente e do passado. A pesquisa foi qualitativa e, metodologicamente, contemplou a combinação de procedimentos de análise documental histórica e bibliográfica a partir de um levantamento de fontes documentais do arquivo da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, instituição localizada no município de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, e a legislação educacional do período importante para esta pesquisa, principalmente a Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971, tendo como balizadores os conceitos de História da Educação Maria Stephanou e Maria Helena Câmara Bastos (2011); Cultura Escolar Dominique Julia (2001) e António Viñao Frago (1995, 2004); Apropriação Roger Chartier (2002b). Com base nesses dados e nas fontes analisadas, é possível verificar que a implementação da Lei nº 5.692/1971 evidenciou processos de apropriação marcados pela falta de condições adequadas da escola e da rede estadual, bem como por dificuldades de estruturação e oferta de cursos e currículos compatíveis com os interesses da comunidade e capacidade de absorção no mercado de trabalho local. Ao estudar as mudanças da cultura escolar a partir dos vestígios da história, é possível compreender as finalidades impostas pela SEC às escolas secundárias gaúchas e como as normas e ideários foram apropriados pelos principais sujeitos da educação na cidade de Santa Cruz do Sul. Chamo a atenção para a importância do conhecimento histórico, onde a sociedade parece ter uma memória passageira. Portanto, entendo que, no conhecimento do passado, podemos criar pistas de esperança para que os erros cometidos não reapareçam.
Resumo em outro idioma: This dissertation is the result of an ongoing research linked to the Graduate Program in Education at the University of Santa Cruz do Sul (UNISC) and linked to the Research Group Curriculum, Memories and Narratives in Education (CNPq/PPGEdu/UNISC). The main objective is to explain the process of professionalization of teaching at the high school level, and its appropriation by the school community, in the 1970s, at Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, in the city of Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil, including aspects of the School Culture of that institution in view of the organization and forms of appropriation of Law nº 5.692 of 1971. The specific objectives are: a) To identify and analyze the main normative devices of Law nº 5.692/71 in the state public education network of Rio Grande do Sul in order to understand the main guidelines that the school received in relation to the professionalization of the 2nd degree; b) Identify, describe and analyze the set of practices and decisions of the Ernesto Alves de Oliveira School in relation to the forms of appropriation of Law nº 5.692/71 with the region in which it was located; c) Demonstrate the potential of the school archive for research on the history of Secondary Education and School Culture, especially in relation to reflections related to present and past curriculum policies. The research was qualitative and, methodologically, contemplated the combination of procedures of historical and bibliographical documental analysis from a survey of documental sources of the file of the Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, institution located in the municipality of Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil, and the educational legislation of the important period for this research, mainly Law nº 5.692 of August 11, 1971, based on the concepts of History of Education Maria Stephanou and Maria Helena Câmara Bastos (2011); School Culture Dominique Julia (2001) and António Viñao Frago (1995, 2004); Roger Chartier appropriation (2002b). Based on these data and on the analyzed sources, it is possible to verify that the implementation of Law nº 5.692/1971 evidenced appropriation processes marked by the lack of adequate conditions of the school and of the state network, as well as by difficulties in structuring and offering courses and curricula compatible with the interests of the community and absorption capacity in the local labor market. By studying the changes in school culture from the traces of history, it is possible to understand the purposes imposed by the SEC on Rio Grande do Sul secondary schools and how the norms and ideas were appropriated by the main subjects of education in the city of Santa Cruz do Sul. I draw attention to the importance of historical knowledge, where society seems to have a fleeting memory. Therefore, I understand that, in the knowledge of the past, we can create clues of hope so that the mistakes made do not reappear.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Educação - História
Ensino - Legislação
Educação - Brasil
Escolas de segundo grau
Ensino de segundo grau
Reforma do ensino
Ensino profissional
Ensino técnico
Professores
Orientador(es): Silveira, Éder da Silva
Coorientador(es): Almeida, Diego Orgel Dal Bosco
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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