Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3564
Autor(es): Schmidt, Fabrício Leo Alves
Título: Palavras e efeitos de sentido : registros da repressão contra professores da UFRGS na ditatura militar.
Data do documento: 2022
Resumo: Neste estudo, analisamos discursos que se textualizam em documentos, inquéritos e registros, relativos a professores do Ensino Superior no Estado do Rio Grande do Sul, nos anos iniciais da ditadura militar imposta pelo Golpe de 1964. Buscamos problematizar como esses discursos produzem efeitos de sentidos referentes à militância desses professores e como foram discursivados pelo aparelho repressor do Estado autoritário. Observamos o modo como foi documentado o movimento do sujeito-professor sob o julgamento do aparato persecutório, colocando em jogo a língua em seu funcionamento discursivo, marcada pelo simbólico, uma vez que carrega no percurso do dizer algo que já faz sentido, pelo que já existe em um imaginário social pré-construído e socialmente materializado (PÊCHEUX, 1997). Interessa-nos avaliar como esses discursos se textualizam e circulam nos documentos produzidos pelo sistema. Nossa pesquisa se inscreve nos estudos da Análise de Discurso francesa, desenvolvida por Michel Pêcheux (1997) e seus entrecruzamentos com Foucault e Althusser, bem como nos estudos de Eni Orlandi (2005) entre outros pesquisadores. Para o nosso gesto de leitura, elegemos como corpus alguns documentos relativos aos expurgos de professores na UFRGS e encontrados em registros no Arquivo Nacional no acervo digitalizado e disponível para consulta pública. Em nossa análise, compreendemos que as palavras se movimentam e produzem efeitos de sentidos a partir dos processos de constituição, formulação e circulação nos discursos presentes nesses documentos e remetem a uma memória do tempo da ditadura militar, aliada a uma postura ideológica pautada pelo combate ao comunismo e aos opositores do sistema que se mantinha pelo controle do que podia ser dito, tendo imposto limitações a direitos constitucionais. Essa memória e esse discurso justificavam a repressão a qual servia de mecanismo de controle e sustentação do regime imposto à sociedade e, ao mesmo tempo, era a base para a modalização das investigações policiais e dos efeitos de sentidos do discurso a respeito os professores envolvidos.
Resumo em outro idioma: In this study, we analyze discourses that are textualized in documents, surveys and records, related to Higher Education teachers in the state of Rio Grande do Sul, in the early years of the military dictatorship imposed by the 1964 Coup. We seek to problematize how these discourses produce meaning effects related to the militancy of these teachers and how they were discoursed by the repressive apparatus of the authoritarian State. We observed the way in which the movement of the subject teacher was documented under the judgment of the persecutory apparatus, putting language into play in its discursive functioning, marked by the symbolic, since it carries in the flow of saying something that already makes sense, for what already exists in a pre-constructed social memory that is socially produced (PÊCHEUX, 1997). We are interested in evaluating how these discourses are textualized and circulated in the documents produced by the system. We are interested in evaluating how these discourses are textualized and how they circulate in the documents produced by the system. Our research is inscribed in the studies of French Discourse Analysis, developed by Michel Pêcheux (1997) and its intersections with Foucault and Althusser, as well as in the studies of Eni Orlandi (2005) among other researchers. For our reading gesture, we chose as corpus some documents related to the purges of professors at UFRGS and found in records in the National Archive in the digitalized collection and available for public consultation. In our analysis, we understand that words move and produce meaning effects from the processes of constitution, formulation and circulation in the discourses present in these documents and refer to a memory of the time of the military dictatorship, allied to an ideological posture guided by the fight against communism and the opponents of the system that was maintained by the control of what could be said, having imposed limitations on constitutional rights. This memory and this discourse justified the repression that served as a control and support mechanism for the regime imposed on society and, at the same time, was the basis for the modalization of police investigations and the effects of the discourse's meanings regarding the teachers involved.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professores universitários
Ditadura
Análise do discurso
Perseguição política
Brasil - História - 1964-1985
Orientador(es): Ayres, Carlos Renê
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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