Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3565
Autor(es): Cardoso, Bianca de Oliveira
Título: (Com)posição das docências : liberdade como fenômeno político na educação infantil.
Data do documento: 2023
Resumo: A pesquisa parte da confluência entre o vivido como professora de educação infantil da escola pública, os discursos homogeneizadores eurocêntricos e neoliberais e a ênfase aos modelos prévios nos modos de ser docente na educação infantil. A crescente tendência mercadológica na educação vem definindo modelos e cerceando as ações de pensar, interrogar e inventar modos singulares de estar sendo docente. A vivência do início de um projeto de educação musical com crianças e, posteriormente, a experiência da implementação do Projeto Barulhar (São Leopoldo/RS), emergiram como possibilidade da manifestação do fenômeno político da liberdade. Ambas promoveram interrogações acerca do que estamos fazendo com a composição das docências na educação infantil e como o fenômeno político da liberdade emerge nesta composição. Tais questões movimentam o esforço teórico e reflexivo de aproximar educação e filosofia para circunscrever um campo a ser pensado, em interlocução com o pensamento de Hannah Arendt, com a intencionalidade de compreender a responsabilidade docente pela alteridade do encontro entre crianças e adultos na educação infantil desde o fenômeno político da liberdade. Arendt, pela fenomenologia das atividades humanas fundamentais da vida ativa ? trabalho, obra e ação - propõe pensar o que estamos fazendo no âmbito relacional da política ao pontuar a liberdade como domínio da ação política de trazer ao mundo algo que não existia. O percurso deste estudo é tecido pelos encontros com os docentes do Projeto Barulhar (São Leopoldo/RS), vivenciados em períodos coletivos semanais. Nestas conversações emergem as relações educativas de cuidado com o mundo comum, consigo, com os outros e com a linguagem - o amor mundi, que se mostram pelos gestos poéticos e políticos na pluralidade e singularidade das docências que assumem sua (Com)Posição. Esta pesquisa anuncia a defesa do fenômeno político da liberdade na composição das docências ao entender a ação e a palavra docente como essencial para a existência de uma educação como bem público, partilhado de forma igualitária e democrática, na busca da constituição de sentidos entre crianças e adultos. Um cuidado pela Posição das docências comprometidas com a procura de palavras que digam do seu território docente e que manifeste, pela sua ação pedagógica, a resistência aos deslocamentos e atravessamentos e assegure a espontaneidade e a diferenciação à ação docente.
Resumo em outro idioma: La investigación parte de la confluencia entre lo vivido como docente de educación infantil en una escuela pública, los discursos homogeneizadores eurocéntricos y neoliberales y el énfasis en modelos previos en las formas de ser maestro en educación infantil. La creciente tendencia del mercado en la educación ha ido definiendo modelos y cercenando las acciones de pensar, cuestionar e inventar formas únicas de ser docente. La experiencia del inicio de un proyecto de educación musical con niños y, posteriormente, la experiencia de la implementación del Proyecto Barulhar (São Leopoldo/RS), surgieron como una posibilidad de manifestación del fenómeno político de la libertad. Ambos promovieron preguntas sobre lo que estamos haciendo con la composición de la docencia en la educación infantil y cómo el fenómeno político de la libertad emerge en esta composición. Tales interrogantes impulsan el esfuerzo teórico y reflexivo de reunir educación y filosofía para circunscribir un campo a ser pensado, en diálogo con el pensamiento de Hannah Arendt, con la intención de comprender la responsabilidad docente por la alteridad del encuentro entre niños y adultos en la educación infantil a partir del fenómeno político de la libertad. Arendt, a través de la fenomenología de las actividades humanas fundamentales de la vida activa -obra, trabajo y acción- propone pensar lo que estamos haciendo en el ámbito relacional de la política cuando señala la libertad como el dominio de la acción política de traer al mundo algo que no existía. El camino de este estudio está tejido por los encuentros con los profesores del Proyecto Barulhar (São Leopoldo/RS), vividos en períodos colectivos semanales. En estas conversaciones emergen las relaciones educativas de cuidado con el mundo común, consigo mismo, con los otros y con el lenguaje - el amor mundi, que se manifiestan por gestos poéticos y políticos en la pluralidad y singularidad de los docentes que asumen su (Com)Posición. Esta investigación anuncia la defensa del fenómeno político de la libertad en la composición de la docencia al entender la acción y la palabra docente como esenciales para la existencia de una educación como bien público, compartido de forma igualitaria y democrática, en la búsqueda de la constitución de sentidos entre niños y adultos. Un cuidado por la Posición de la docencia que se compromete con la búsqueda de palabras que digan de su territorio docente y que manifieste, a través de su acción pedagógica, la resistencia a las dislocaciones y cruces y asegure la espontaneidad y la diferenciación a la acción docente.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Educação de crianças
Professores de educação infantil
Educação - Filosofia
Liberdade
Orientador(es): Richter, Sandra Regina Simonis
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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