Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3571
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rieger, Nicole Petry | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Formando leitores de mídias. | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Domingos, Ana Cláudia Munari | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper main goal is to create a proposal for reading the media within Basic Education focusing on the New High School granted by the Ministry of Education in the National Common Curricular Base (BNCC). In this way, we analyzed the approach of the media presented in the document as part of the schooler curriculum. Then we deepen the theory of the theme through some authors works such as Lars Elleström, Lúcia Santaella, Roxane Rojo and Eduardo Moura, through which we observe phenomenas such as multimodality, multiliteracies and intermediality. Finally, we propose teaching plans for the disciplines of the Languages and Their Technologies component adopting intermediality as a methodology to reach these reading skills. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Sistemas hipertexto | pt_BR |
dc.subject.other | Multimídia interativa | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura - Multimídia interativa | pt_BR |
dc.subject.other | Linguagem e internet | pt_BR |
dc.subject.other | Intermidialidade | pt_BR |
dc.subject.other | Mídia digital | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.other | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/3571 | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-05T13:38:57Z | - |
dc.date.available | 2023-04-05T13:38:57Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo principal uma proposta de leitura das mídias para a Educação Básica, com recorte no Novo Ensino Médio outorgado pelo Ministério da Educação (MEC) e descrito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, analisamos a abordagem sobre as mídias apresentada no documento como parte do currículo escolar. Em sequência, buscamos um embasamento teórico para nossa proposição de leitura das mídias através de autores como Lars Elleström, Lúcia Santaella, Roxane Rojo e Eduardo Moura, através dos quais observamos fenômenos como a multimodalidade, os multiletramentos e a intermidialidade. Por fim, propomos planos de ensino para as disciplinas do componente Linguagens e Suas Tecnologias, tomando a intermidialidade como uma metodologia para alcançar essas competências de leitura. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nicole Petry Rieger.pdf | 4.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons