Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3571
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRieger, Nicole Petry-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleFormando leitores de mídias.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorDomingos, Ana Cláudia Munari-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractThis paper main goal is to create a proposal for reading the media within Basic Education focusing on the New High School granted by the Ministry of Education in the National Common Curricular Base (BNCC). In this way, we analyzed the approach of the media presented in the document as part of the schooler curriculum. Then we deepen the theory of the theme through some authors works such as Lars Elleström, Lúcia Santaella, Roxane Rojo and Eduardo Moura, through which we observe phenomenas such as multimodality, multiliteracies and intermediality. Finally, we propose teaching plans for the disciplines of the Languages and Their Technologies component adopting intermediality as a methodology to reach these reading skills.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherSistemas hipertextopt_BR
dc.subject.otherMultimídia interativapt_BR
dc.subject.otherLeitura - Multimídia interativapt_BR
dc.subject.otherLinguagem e internetpt_BR
dc.subject.otherIntermidialidadept_BR
dc.subject.otherMídia digitalpt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3571-
dc.date.accessioned2023-04-05T13:38:57Z-
dc.date.available2023-04-05T13:38:57Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal uma proposta de leitura das mídias para a Educação Básica, com recorte no Novo Ensino Médio outorgado pelo Ministério da Educação (MEC) e descrito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, analisamos a abordagem sobre as mídias apresentada no documento como parte do currículo escolar. Em sequência, buscamos um embasamento teórico para nossa proposição de leitura das mídias através de autores como Lars Elleström, Lúcia Santaella, Roxane Rojo e Eduardo Moura, através dos quais observamos fenômenos como a multimodalidade, os multiletramentos e a intermidialidade. Por fim, propomos planos de ensino para as disciplinas do componente Linguagens e Suas Tecnologias, tomando a intermidialidade como uma metodologia para alcançar essas competências de leitura.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nicole Petry Rieger.pdf4.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons