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http://hdl.handle.net/11624/3572
Autor(es): | Weber, Douglas Luís |
Título: | Práticas educativas em tempos de pandemia : entre o direito à educação e os cuidados em saúde. |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | A pandemia de covid-19, especialmente nos anos de 2020 e 2021 causou grandes impactos em diferentes instancias das vidas das pessoas por todo o mundo. Um dos campos que foi intensamente prejudicado foi o da educação em níveis nacional e internacional. Partindo disso, nesta pesquisa problematizou-se os modos que foram produzidas práticas educativas, na transição do ensino remoto para o retorno às aulas presenciais na pandemia de covid-19 no Brasil, articulando o direito à educação aos discursos de saúde. Para tanto foi feita uma análise documental por meio de ferramentas foucaultianas relacionadas às relações de poder e às estratégicas biopolíticas. Os documentos analisados foram: 1) Guia de implementação de protocolos de retorno das atividades presenciais nas escolas de educação básica do Ministério da Educação; 2) Educação em tempos de pandemia: direitos, normatização e controle social. Um guia para conselheiros municipais de educação elaborado pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação; 3) Orientações para reabertura segura das escolas considerando os dados da pandemia de covid-19: guia para gestores de educação e saúde do Fundo das Nações Unidas para Infância, todos lançados em 2020. Observou-se que todos apresentavam normas sanitárias relativas aos cuidados necessários para o retorno às atividades educativas presenciais. Neste contexto, as orientações pautaram-se prioritariamente em conhecimentos produzidos no campo da saúde, deixando, em segundo plano, importantes questões relativas às práticas pedagógicas nos contextos escolares. Assim, discute-se que, durante a pandemia de covid-19, a fragilização das estruturas sanitárias, políticas e sociais, bem como, a perpetuação dos discursos da extrema direita, econômicos e negacionistas, no contexto brasileiro, agravaram as desigualdades sociais, a falta de recursos direcionados às políticas públicas de educação e a falta de ações eficazes no que se refere à aproximação entre a educação e a saúde, sabotando o direito à educação. As práticas educativas do período da pandemia de covid-19, portanto, pautaram-se em uma lógica neoliberal, direcionada por discursos de superação docente e discente, sem contar com apoio suficiente das esferas estatais. Neste contexto, foram os professores que, mesmo insuficientemente, garantiram, na maioria dos casos, o direito à educação. |
Resumo em outro idioma: | The covid-19 pandemic, especially in the years 2020 and 2021, caused great impacts in different instances of people's lives all over the world. One of the fields that was heavily damaged was education at national and international levels. Based on this, this research problematized the ways in which educational practices were produced, in the transition from remote teaching to the return to face-to-face classes in the covid-19 pandemic in Brazil, articulating the right to education with health discourses. For that, a documentary analysis was carried out using Foucauldian tools related to power relations and biopolitical strategies. The documents observed were: Guide for the implementation of protocols for the return of face-to-face activities in basic education schools of the Ministry of Education; Education in times of pandemic: rights, regulation and social control. A guide for municipal education counselors prepared by the National Union of Municipal Education Councils; Guidelines for the safe reopening of schools considering data from the covid-19 pandemic: guide for education and health managers from the United Nations Children's Fund, all launched in 2020. return to face-to-face educational activities. In this context, the guidelines were primarily based on knowledge produced in the field of health, leaving important issues related to pedagogical practices in school contexts in the background. Thus, it is observed that, during the covid-19 pandemic, the weakening of health, political and social structures, as well as the perpetuation of far right, economic and denialist discourses, in the Brazilian context, aggravated social inequalities, lack of resources directed to public education policies and the lack of effective actions regarding the approximation between education and health, sabotaging the right to education. The educational practices during the period of the covid-19 pandemic, therefore, were based on a neoliberal logic, guided by discourses of teaching and student overcoming, without sufficient support from the state spheres. In this context, it was the teachers who, even insufficiently, guaranteed, in most cases, the right to education. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Tese de Doutorado |
Assunto: | Educação de base Infecções por Coronavirus Direito à educação Biopolítica Neoliberalismo |
Orientador(es): | Hillesheim, Betina |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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