Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3581
Autor(es): | Noronha, Bianca |
Título: | A docência em matemática em tempos de pandemia : um estudo de narrativas de um grupo de professoras. |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | Esta dissertação problematiza a composição da docência em Matemática em tempos de pandemia a partir das narrativas de um grupo de professoras de uma escola da rede estadual de ensino do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul (RS), tendo a seguinte questão norteadora: como se deu a composição da docência em Matemática pelas professoras de uma escola pública gaúcha durante a pandemia de Covid-19? As participantes da pesquisa foram três professoras do 6º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que assume as entrevistas narrativas e o diário de campo como instrumentos de produção de dados. Na análise destas narrativas, emergiram três unidades de sentido: a) a composição da docência em Matemática: professor-aluno-escola; b) a transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais; c) a relação teoria-prática. A partir do estudo realizado, compreendi a composição da docência em Matemática para/com este grupo de professoras por meio da relação teoria-prática, o que me permitiu pensar nos desafios enfrentados pelas professoras durante o ensino remoto, associados à indissociabilidade destas dimensões, ressignificando, assim, uma docência em metamorfose. |
Resumo em outro idioma: | This dissertation problematizes the composition of teaching in Mathematics in times of pandemic based on the narratives of a group of teachers from a state school in Vale do Rio Pardo, in Rio Grande do Sul. The guiding question of this work was: How was the composition of teaching in Mathematics by the teachers at a public school in Rio Grande do Sul during the Covid-19 pandemic? The research participants were three teachers from the 6th grade of elementary school. It is qualitative research that uses narrative interviews and a field diary as data production instruments. In the analysis of these narratives, three units of meaning emerged: a) the composition of teaching Mathematics: teacher-student-school; b) the transition from the Early Years to the Final Years; c) the theory-practice relationship. Based on the study carried out, I understood the composition of teaching Mathematics for/with this group of teachers through the theory-practice relationship, which allowed me to think about the challenges faced by teachers during remote teaching associated with the inseparability of these dimensions, thus re-signifying teaching in metamorphosis. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Professores - Formação Professores de matemática Ensino fundamental Professores de ensino fundamental Narrativa (Retórica) Pandemias - Educação Escolas públicas - Pardo, Rio, Vale (RS) |
Orientador(es): | Oliveira, Cláudio José de |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bianca Noronha.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons