Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3581
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Noronha, Bianca | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A docência em matemática em tempos de pandemia : um estudo de narrativas de um grupo de professoras. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Cláudio José de | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation problematizes the composition of teaching in Mathematics in times of pandemic based on the narratives of a group of teachers from a state school in Vale do Rio Pardo, in Rio Grande do Sul. The guiding question of this work was: How was the composition of teaching in Mathematics by the teachers at a public school in Rio Grande do Sul during the Covid-19 pandemic? The research participants were three teachers from the 6th grade of elementary school. It is qualitative research that uses narrative interviews and a field diary as data production instruments. In the analysis of these narratives, three units of meaning emerged: a) the composition of teaching Mathematics: teacher-student-school; b) the transition from the Early Years to the Final Years; c) the theory-practice relationship. Based on the study carried out, I understood the composition of teaching Mathematics for/with this group of teachers through the theory-practice relationship, which allowed me to think about the challenges faced by teachers during remote teaching associated with the inseparability of these dimensions, thus re-signifying teaching in metamorphosis. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de matemática | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Narrativa (Retórica) | pt_BR |
dc.subject.other | Pandemias - Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas públicas - Pardo, Rio, Vale (RS) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/3581 | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-18T13:57:41Z | - |
dc.date.available | 2023-04-18T13:57:41Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação problematiza a composição da docência em Matemática em tempos de pandemia a partir das narrativas de um grupo de professoras de uma escola da rede estadual de ensino do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul (RS), tendo a seguinte questão norteadora: como se deu a composição da docência em Matemática pelas professoras de uma escola pública gaúcha durante a pandemia de Covid-19? As participantes da pesquisa foram três professoras do 6º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que assume as entrevistas narrativas e o diário de campo como instrumentos de produção de dados. Na análise destas narrativas, emergiram três unidades de sentido: a) a composição da docência em Matemática: professor-aluno-escola; b) a transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais; c) a relação teoria-prática. A partir do estudo realizado, compreendi a composição da docência em Matemática para/com este grupo de professoras por meio da relação teoria-prática, o que me permitiu pensar nos desafios enfrentados pelas professoras durante o ensino remoto, associados à indissociabilidade destas dimensões, ressignificando, assim, uma docência em metamorfose. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bianca Noronha.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons