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dc.contributor.authorNoronha, Bianca-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA docência em matemática em tempos de pandemia : um estudo de narrativas de um grupo de professoras.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorOliveira, Cláudio José de-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis dissertation problematizes the composition of teaching in Mathematics in times of pandemic based on the narratives of a group of teachers from a state school in Vale do Rio Pardo, in Rio Grande do Sul. The guiding question of this work was: How was the composition of teaching in Mathematics by the teachers at a public school in Rio Grande do Sul during the Covid-19 pandemic? The research participants were three teachers from the 6th grade of elementary school. It is qualitative research that uses narrative interviews and a field diary as data production instruments. In the analysis of these narratives, three units of meaning emerged: a) the composition of teaching Mathematics: teacher-student-school; b) the transition from the Early Years to the Final Years; c) the theory-practice relationship. Based on the study carried out, I understood the composition of teaching Mathematics for/with this group of teachers through the theory-practice relationship, which allowed me to think about the challenges faced by teachers during remote teaching associated with the inseparability of these dimensions, thus re-signifying teaching in metamorphosis.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores de matemáticapt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subject.otherPandemias - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas públicas - Pardo, Rio, Vale (RS)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3581-
dc.date.accessioned2023-04-18T13:57:41Z-
dc.date.available2023-04-18T13:57:41Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação problematiza a composição da docência em Matemática em tempos de pandemia a partir das narrativas de um grupo de professoras de uma escola da rede estadual de ensino do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul (RS), tendo a seguinte questão norteadora: como se deu a composição da docência em Matemática pelas professoras de uma escola pública gaúcha durante a pandemia de Covid-19? As participantes da pesquisa foram três professoras do 6º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que assume as entrevistas narrativas e o diário de campo como instrumentos de produção de dados. Na análise destas narrativas, emergiram três unidades de sentido: a) a composição da docência em Matemática: professor-aluno-escola; b) a transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais; c) a relação teoria-prática. A partir do estudo realizado, compreendi a composição da docência em Matemática para/com este grupo de professoras por meio da relação teoria-prática, o que me permitiu pensar nos desafios enfrentados pelas professoras durante o ensino remoto, associados à indissociabilidade destas dimensões, ressignificando, assim, uma docência em metamorfose.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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