Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3585
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dc.contributor.authorSantos, Josemar dos-
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleLeitura com lupa : a construção de uma imagem por meio do jornalismo institucional.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGabriel, Rosângela-
dc.contributor.advisorcoVanin, Aline-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractThis thesis consists of a scientific approach to the creation of an image in institutional journalism discourses. In this perspective, the investigation was focused on the intentions elaborated using this textual genre, with a study centered on its discursive production, which mixes text-news with text-propaganda. Less explicitly than in traditional media, institutional Journalism has the characteristic of not appearing to have a critical view of the content conveyed. In this way, discursive practices assume previously determined enunciative marks to try to seduce the public that a certain event has representativeness. The following research problem is proposed: in the light of Frame Semantics, how does the discursive-argumentative alignment occur for the consolidation and strengthening of a socially constructed image? The main goal of this study is to investigate how linguistic and cognitive elements are inserted in news texts related to extension practices and published in institutional portals on the Internet, for the discursive-argumentative processing for the construction of a certain image. The methodological procedure follows a qualitative approach, and the corpus of analysis was composed of texts extracted from online sites of four Community Institutions of Higher Education based in Rio Grande do Sul, two of which are religious confessional and two, secular. As a selection criterion, news that dealt specifically with actions related to practices extended to the community was chosen, from February to April 2021, when one text was extracted from each of the institutional portals. For data analysis, the base was centered on the studies of Charles Fillmore and on the Lexicographic platform FrameNet Brasil, with the support of AntConc software for observation of textual concordance. As a result, a discourse of institutional concern was found to demarcate a community/social character, presuming that, for the public, the adjective “community” is still not very clear. Observed that the discursive-argumentative processing for the construction of a certain image seeks not to confuse the character of community organization with that of a business entity. Only a look more thorough about of contextualization of enunciation allows detecting the true desired tone in the publication, whose objective it's at disclose the courses and benefits as a way to guarantee the sustainability, but in a veiled way amid the news, to avoid hat they are confused with an advertisement.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherJornalismopt_BR
dc.subject.otherMetáforapt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades comunitáriaspt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3585-
dc.date.accessioned2023-04-20T13:02:10Z-
dc.date.available2023-04-20T13:02:10Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta tese consiste em uma abordagem científica acerca da criação de uma imagem por meio do jornalismo institucional. Nessa perspectiva, a investigação foi centrada nas intenções elaboradas utilizando esse gênero textual, por meio de um estudo em torno da sua produção discursiva, que mescla texto-notícia com texto-propaganda. De modo menos explícito do que na mídia tradicional, o jornalismo institucional tem por característica não aparentar uma visão crítica dos conteúdos veiculados. De tal forma, as práticas discursivas assumem marcas enunciativas previamente determinadas para tentar seduzir o público leitor de que um determinado evento possui representatividade. Diante desta constatação, desencadeou-se a seguinte problemática de pesquisa: à luz da Semântica de Frames, como ocorre o alinhamento discursivo-argumentativo para a consolidação e o fortalecimento de uma imagem socialmente construída? O objetivo geral foi investigar como os elementos linguísticos e cognitivos são inseridos nos textos-notícia relacionados às práticas de extensão e veiculados nos portais institucionais na internet, para o processamento discursivo-argumentativo de construção de uma determinada imagem. O procedimento metodológico empregado é de abordagem qualitativa, e o corpus de análise foi composto por textos extraídos de sites on-line de quatro Instituições Comunitárias de Ensino Superior sediadas no Rio Grande do Sul, sendo duas confessionais religiosas e duas laicas. Como critério de seleção, foram escolhidas notícias que tratassem especificamente de ações relacionadas a práticas extensivas à comunidade, no período de fevereiro a abril de 2021, quando foi extraído um texto de cada um dos portais institucionais na internet. Para a análise dos dados, a base foi centrada nos estudos de Charles Fillmore e na plataforma Lexicográfica FrameNet Brasil, tendo como apoio o software AntConc® para observação da concordância textual. Como resultados, apurou-se um discurso de preocupação institucional em demarcar um caráter comunitário/social, presumindo se que, para o público leitor, o adjetivo ?comunitário? ainda não esteja muito claro. Notou-se a tentativa de demonstrar que não se trata de instituições públicas, tampouco privadas, e que, por isso, necessitam demonstrar que tal imagem ainda precisa ser consolidada, justificando assim suas publicações. Observou-se que o processamento discursivo-argumentativo para a construção de determinada imagem procura não confundir o caráter de organização comunitária com a de uma entidade empresarial. Somente um olhar mais minucioso acerca da contextualização do enunciado permite detectar o verdadeiro tom desejado na publicação, cujo objetivo está em divulgar os cursos e benefícios como forma de garantir a sustentabilidade, mas de forma velada em meio a notícias, para evitar que sejam confundidos com uma propaganda.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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