Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/360
Autor(es): Rocha, Sandra Maria de Castro
Título: Professoras tatuadas : a aprendizagem das marcas.
Data do documento: 2011
Resumo: Implicado no contexto das pesquisas e reflexões realizadas pelo grupo de Pesquisa Linguagens, Cultura e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, este trabalho contempla algumas das instigantes e conflitantes facetas da tatuagem como um modo de narrar. Busquei, como principais referências, Edgar Morin, Humberto Maturana, Jorge Larrosa, Roland Barthes, David Le Breton, Fátima Freire Dowbor, Rafael Echeverría, Miguel Arroyo e Paulo Freire. Inicio trazendo as questões que foram mobilizadoras do estudo, para depois multidimensionar a tatuagem, contextualizando sua natureza e origens. Sigo procurando entendê-la como um ato de escrita, que é, também, um ato de leitura e decifração. Avanço apresentando as reflexões que foram emergindo à medida em que ampliava minha compreensão sobre a tatuagem, o que contribuiu para uma aproximação entre tatuagem e linguagem, questionadas em suas diversas facetas, nas quais se dão a compreender, quer como afirmação libertária ou de aprisionamento: tatuagens para se sair da "clausura do corpo" ou para o corpo "educar"? Ainda que contrariando justificadas expectativas pelo fato de eu anunciar uma pesquisa realizada em meio a um grupo de professoras, de modo a compartilhar a estratégia narrativa que escolhi para por em ato as reflexões iniciadas, optei por limitar-me a trazer apenas um único exemplo dessa estratégia, que consiste num movimento de contar(-se) de marcas sentidas, em uma vida cheia de histórias de uma professora. Associando-se as diferentes fases (tamanhos) das bonecas russas, tomadas na qualidade de disparadoras de narrativas, às fases do desenvolvimento pessoal e profissional da pessoa entrevistada, proponho a transição de etapas da narrativa de si. A professora, convidada a brincar com as referidas bonecas, parte das marcas que traz a "sua menina", até chegar ao momento atual da vida. Tecendo histórias de minhas marcas com as relatadas de sua experiência de viver, assim o fizemos em diálogo aberto ao consenso, mas não arredio ao conflito, às contradições, que sinalizam formas várias de ser-estar mulher e professora tatuada em linguagem. Não esquecendo que as tatuagens, nas sutilezas de um mostrar-ocultar, são também maneiras de tornar visíveis os corpos escondidos pelas relações na docência, este trabalho oportuniza afirmar, pela condição reflexiva propiciada pela leituras de si na leitura das próprias tatuagens, o caráter formativo da narrativa (auto)biográfica, capaz de fazer emergir, em presença de uma atenta escuta, as aprendizagens de marcas de cenas protagonizadas no cotidiano da docência. Iniciei o estudo que gerou este texto sabendo-o digressivo e sabendo-me em terreno incerto, errante, e mesmo assim (ou talvez por isso) tenha persistido, porque fascinantes inquietações me acompanhavam, embora a indisfarçável pretensão de não desejar respostas. Por isso, eis aqui um texto ainda sendo escrito, como tatuagem inacabada, porque aberta a interações, a transformar-se, receptiva a diferentes sentidos e interpretações.
Resumo em outro idioma: The following text is implicated in the context of research and reflections made by the group of research Linguagens, Cultura e Educação (Language, Culture and Education), from the Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, at the Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, this dissertation aims to contemplate some of the provocative and conflicting facets of tattooing as a way of narrating. My heading references were Edgar Morin, Humberto Maturana, Jorge Larrosa, Roland Barthes, David Le Breton, Fátima Freire Dowbor, Rafael Echeverría, Miguel Arroyo and Paulo Freire. I start bringing up mobilizing questions for the study, and then expand the tattoo subject, contextualizing his nature and origin. I follow trying to understand it as a writing act, as well a reading and translation act. As my understanding grows, I start to introduce thoughts about tattoo, this contributed to a close approach between tattoo and language, such as a libertarian or imprisonment claim: can tattoos leave the “closure of the body” or “educate” the body? Contrary to expectations even though justified by the fact that I post a survey conducted among a group of teachers, in a way to share the chosen narrative strategy to start with initiated thoughts, I chose to bring just one example of this strategy, that consists in a way to tell (yourself) about feeling marks, in a life whole of teacher’s stories. Associating different sizes from the Russian dolls as narrative spreaders, to the steps of personal and professional development from the interviewed person, I propose a transition of stages from the narrative itself. The teacher, invited to play with the dolls, starts from the marks that “his girl” carries until arrive at the actual moment of her life. Telling stories from mine marks with her experience of life, this happened in an open dialogue with one purpose, but not running away from conflict, contradictions, that show many ways of being a tattooed woman and teacher in language. We can’t forget that the tattoos, in the subtleties of show/hide, are also ways to turn noticeable the bodies that are hidden by the teaching relations, this work provides an opportunity to affirm by the reflexive condition offered by reading itself in the reading of her own tattoos, the formative character of the narrative (auto)biographical, able to show marks, in the presence of a attentive listener, from the daily experience of teaching. I started the study that generated this text knowing that it would be digressive and unknown subject for me, nevertheless I persisted, because I had fascinating concerns about the study subject, although there was an undisguised pretension of not wishing answers. For this, you will find here a written text, as uncompleted tattoo, because it is open to interactions, to transform itself, receptive to different meanings and interpretations.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Linguagem e línguas
Professoras
Tatuagem
Marcas corporais
Orientador(es): Gustsack, Felipe
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SandraRocha.pdf834.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons