Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3601
Autor(es): Mallmann, Tatiana Weber
Título: Escrita, escuta e saúde mental : os caminhos até a aprovação em medicina.
Data do documento: 2022
Protocolo CEP: 4.783.104, 15 Junho de 2021
Resumo: Este trabalho, cuja perspectiva metodológica é exploratória, objetiva discutir os fatores que desencadeiam estresse e ansiedade em estudantes que se preparam para concorrer a uma vaga no curso de medicina, ofertado por universidades brasileiras, quer pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), quer pelo vestibular tradicional. Para desenvolver a pesquisa-intervenção, foi disponibilizado um questionário on-line aos estudantes, bem como foram realizadas entrevistas individuais com nove estudantes que aceitaram participar da segunda etapa da pesquisa. Nas entrevistas, os estudantes relataram episódios de estresse e de ansiedade ocasionados pela preparação para as provas, bem como estratégias utilizadas para administrar tais episódios. O estudo ancorou-se ainda em ferramentas do Design Thinking (DT), a saber, Mapa da Empatia e Jornada do Usuário, com o intuito de ilustrar o caminho percorrido pelos estudantes durante a preparação para as provas. Considerando todo o processo de pesquisa e intervenção, o produto técnico - intitulado "Ponto-e-vírgula e siga" - que julgamos de maior aplicabilidade e mais coerente com a demanda dos estudantes é um programa de orientação e cuidados com a saúde mental, direcionado a estudantes que se preparam para concorrer a uma vaga no curso de medicina. Tal programa será oferecido em uma plataforma on-line de preparação para Enem e Vestibulares, supervisionado pela professora de Redação da referida plataforma e acompanhado por um psicólogo, que terá contato com os estudantes que aderirem ao programa.
Resumo em outro idioma: This work, whose methodological perspective is exploratory, aims to discuss the factors that trigger stress and anxiety in students who are preparing to compete for a place in the medical course, offered by Brazilian universities, either by the National High School Exam (Enem), or by the traditional entrance exam. To develop the intervention research, at first, an online questionnaire was made available to students, as well as individual interviews with nine students who agreed to participate in the second stage of the research. In the interviews, the students reported episodes of stress and anxiety caused by the preparation for the tests, as well as strategies used to manage such episodes. We also rely on Design Thinking (DT) tools, namely the Empathy Map and User Journey, with the aim of illustrating the path taken by students during the preparation for the tests. Considering the entire process of research and intervention, the technical product - entitled "Ponto-e-vírgula e Siga" - that we consider to be of greater applicability and more coherent with the students' demand is a program of orientation and care with mental health, aimed at students who are preparing to compete for a place in the medical course. This program will be offered on an online preparation platform for Enem and Vestibulares, supervised by the Writing teacher of that platform and accompanied by a psychologist, who will have contact with students who join the program.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Ansiedade
Estresse
Saúde mental
Universidades e faculdades - Vestibular
Exames
Estudantes
Orientador(es): Saraiva, Eduardo Steindorf
Coorientador(es): Massmann, Débora
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia - Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tatiana Weber Mallmann.pdf8.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons