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http://hdl.handle.net/11624/3603
Autor(es): | Chaves, Camila Pedrollo de Vasconcellos |
Título: | "Ah, mais uma reunião, mais uma reunião!" : um estudo sobre os sentidos atribuídos ao matriciamento em saúde mental no município de Vera Cruz - RS. |
Data do documento: | 2022 |
Resumo: | O matriciamento em saúde mental, com sua proposta de integração na Atenção Básica, constitui-se uma importante estratégia de articulação e compartilhamento de saberes e práticas para a efetivação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de uma prática em processo de construção na rede, que necessita ser colocada em constante análise para que se firme como uma efetiva estratégia para a promoção à saúde e para a integralidade do cuidado. Este estudo apresenta a pesquisa-intervenção que teve como objetivo geral compreender quais são os sentidos atribuídos ao apoio matricial, a partir dos profissionais que atuam na saúde mental e na atenção primária à saúde, bem como as ações potencializadas por tal prática. Para tanto, participaram de três grupos focais e de um grupo de restituição os profissionais de nível superior que atuam junto ao CAPS I e às Estratégias da Saúde de Família do município de Vera Cruz - RS. Os dados produzidos foram analisados a partir do construcionismo social, tal como proposto por Mary Jane Spink (2013). Construíram-se quatro eixos temáticos para análise, sendo: a) Des/articulação da rede; b) Papel dos atores e dificuldades na implementação; c) Expectativas na implementação e d) Modelo ainda fragmentado do atendimento e impressões sobre o matriciamento. Por meio dos resultados, foi possível constatar semelhanças entre os achados na literatura e os dados produzidos no campo, tais como: o interesse de aumentar a interação das equipes da atenção básica e atenção especializada; a instabilidade da composição das equipes, que acaba desmotivando os profissionais; e a pouca importância dada pelas equipes ao processo matricial. Entretanto, as equipes demonstram interesse em mudar tal cenário. Conclui-se que, apesar das dificuldades apresentadas, existe um olhar esperançoso para mudanças efetivas no sentido de mais possibilidades de trocas, de interação e de cuidado com as equipes, bem como um interesse coletivo em se promover espaços de produção e manutenção de saberes, tal como proposto pela educação permanente em saúde. |
Resumo em outro idioma: | The matrix support in mental health, with its proposal of integration in Primary Care, constitutes an important strategy of articulation and sharing of knowledge and practices for the accomplishment of the principles and guidelines of the Unified Health System (SUS, in Portuguese). It is a practice in the process of construction in the network, which needs to be placed under constant analysis to establish itself as an efficient strategy for health promotion and for the deinstitutionalization of care. This study presents the intervention research whose general objective was to understand the meanings attributed to matrix support, based on professionals working in mental health and primary health care, and the actions potentiated by such practice. For this proposal, higher education professionals who work in CAPS I and Family Health Strategies in the city of Vera Cruz - RS participated in three focus groups and a restitution group. The data produced were analyzed based on social constructionism, as proposed by Mary Jane Spink (2013). Four thematic axes were constructed for analysis, namely: a) Dis/articulation of the network; b) Role of actors and difficulties in implementation; c) Expectations in implementation; d) The still fragmented model of care and impressions about matrix support. Through the results, similarities between the findings in the literature and the data produced can be identified, such as the desire to increase the interaction of primary care and specialized care teams, as there is a large gap; the instability of the composition of the teams that ends up demotivating the professionals; and the little importance given by the teams to the matrix process. However, despite this, the teams show a desire to change this scenario. It’s concluded that, despite the difficulties presented, there is a hopeful look for effective changes in the sense of more possibilities for exchanges, interaction, and care with the teams, as well as a collective interest in promoting spaces for the production and maintenance of knowledge, as proposed by permanent health education. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Sistema Único de Saúde (Brasil) Serviços de saúde mental - Vera Cruz (RS) Saúde mental Atenção primária à saúde Educação em saúde |
Orientador(es): | Lasta, Leticia Lorenzoni |
Coorientador(es): | Somavilla, Vera da Costa |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia - Mestrado |
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