Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3607
Autor(es): Vieira, Morgada Rodrigues
Título: Adaptação infantil na escola no contexto da pandemia de COVID-19 : sinais e sintomas em crianças de 4 e 5 anos.
Data do documento: 2022
Resumo: O presente trabalho visa identificar, analisar e entender os sinais (visíveis) e sintomas (não visíveis) encontrados no processo de adaptação escolar de crianças de 4 e 5 anos, compreendendo que esta fase é o início do percurso educacional, haja vista a obrigatoriedade legal para o início na educação infantil. Neste período de adaptação, a criança se depara com desafios não somente na alfabetização, mas também na socialização, algo que se tornou mais desafiador frente a pandemia da COVID-19. A adaptação pré-escolar pode evoluir para uma série de transtornos, visamos identificar os sinais e sintomas referentes à problemas de adaptação ao contexto escolar, tais como comportamentos/atitudes/queixas nos questionários de pais, cuidadores de crianças de 4 e 5 anos em duas escolas municipais de Santa Maria no interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa está fundamentada em autores da Educação Infantil, Documentos oficiais da Pedagogia e Psicologia. O trabalho foi dividido em pesquisa e elaboração do produto técnico. Na primeira etapa deste estudo foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o assunto, utilizando as plataformas Google Acadêmico e PubMed, que deram suporte na elaboração do artigo "Adaptação de crianças entre 4 e 5 anos na escola" e na construção dos questionários da pesquisa. Na segunda etapa, foi aplicado um questionário para os pais e outro aos educadores, através da plataforma Survey, seguindo o método de amostragem ?bola de neve? (snowball). Posteriormente, buscamos aprofundar a temática através de dois grupos focais, um com os pais e outro com os educadores, no qual relataram as suas experiências relativas ao período de adaptação das crianças. A partir da análise dos dados, foram elaborados dois produtos técnicos: um livro e um jogo de baralho que foram aplicados em crianças de 4 e 5 anos. O livro "Adaptação Escolar da Joaninha Lola" interage conversando com as crianças sobre as suas próprias experiências, através de uma linguagem acessível e lúdica. O baralho foi utilizado para trabalhar os temas que envolvem a adaptação escolar e permitem investigar os sinais e sintomas de dificuldades de adaptação das crianças nesse período. Percebeu-se que os sinais e sintomas mais relevantes no relato de pais e professores foram dificuldade de concentração, ansiedade, evitar alguma atividade, o medo e o choro. Esses dados são relevantes na medida que possibilitam a elaboração de mecanismos de prevenção da não adaptação e do sofrimento nas primeiras semanas na escola.
Resumo em outro idioma: Given the legal obligation for early childhood education, the present work aims to identify, analyse and understand the signs (visible) and symptoms (not visible) found in the school adaptation process of 4 and 5 year old children, understanding that this phase is the beginning of the educational path. In this period of adaptation, the child is faced with challenges not only in literacy but also in socialisation, something that has become more challenging in the face of the COVID-19 pandemic. Preschool adaptation can evolve into a series of disorders and we aim to identify the signs and symptoms referring to problems of adaptation to the school context, such as behaviors/attitudes/complaints in the questionnaires of parents and caregivers of children aged 4 and 5 years at two Santa Maria municipal schools in Rio Grande do Sul. The research is based on Early Childhood Education, Official Documents of Pedagogy and Psychology. The work was divided into research and development of the technical product. In the first stage of this study, a systematic review of the literature on the subject was carried out, using the Google Scholar and PubMed platforms which supported the preparation of the article “Adaptation of children between 4 and 5 years old at school” and the construction of the research questionnaires. In the second stage, one questionnaire was applied to parents and another to educators, through the Survey platform following the “snowball” sampling method. Subsequently, we sought to deepen the theme through two focus groups, one with parents and another with educators, in which they reported their experiences related to the childrens' adaptation period. From data analysis, two technical products were elaborated: A book and a card game that were applied to children aged 4 and 5 years. The book “Adaptação Escolar da Joaninha Lola” interacts by talking to children about their own experiences, using an accessible and playful language. The deck of cards was used to work on themes that involve school adaptation and allow investigating the signs and symptoms of difficulties in adapting to children during this period. It was noticed that the most relevant signs and symptoms reported by parents and teachers were difficulty in concentrating, anxiety, avoiding some activity, fear and crying. This data is relevant insofar as it enables the elaboration of mechanisms to prevent non-adaptation and suffering in the first weeks at school.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Adaptação escolar
Educação de crianças
Sinais e sintomas
Pandemias
Infecções por Coronavirus
Orientador(es): Silva, Jerto Cardoso da
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia - Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Morgada Rodrigues Vieira.pdf4.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons