Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3613
Autor(es): Santos, Cintia Aparecida Pereira dos
Título: Sono e saúde mental na adolescência.
Data do documento: 2022
Protocolo CEP: 42022821.3.0000.5343 / 11/01/2021
Resumo: Adolescentes com uma rotina de sono alterada apresentam maior incidência de problemas relacionados ao baixo rendimento acadêmico e maior possibilidade de transtornos que afetam a saúde mental. Essa pesquisa-intervenção de abordagem quanti-qualitativa objetivou compreender como o sono influencia na saúde mental e quais as dificuldades relacionadas ao sono mais frequentes em adolescentes, em especial, no âmbito escolar. Esse trabalho está dividido em 03 (três) partes; a primeira, traz uma revisão de literatura acerca do tema nas bases Scielo e PubMed com abrangência temporal entre 2015 e 2021. A segunda parte descreve a pesquisa/intervenção realizada com as seguintes etapas: coleta de dados com 70 (setenta) adolescentes em fase escolar, através de um questionário on-line e dois grupos focais: um com 06 (seis) profissionais da saúde mental/educação e outro com 12 (doze) pais/responsáveis de adolescentes, visando identificar os sinais e sintomas decorrentes de alterações do sono mais frequentes nessa faixa etária. Como resultados: na revisão de literatura verificamos uma escassez de estudos e instrumentos de avaliação da qualidade do sono destinado aos adolescentes brasileiros; no entanto, as respostas dos questionários demonstram dados similares aos estudos internacionais, ou seja, a maioria dos adolescentes dorme menos do que o recomendado pela OMS e os mesmos relatam alterações nas atividades escolares, como: desatenção e sonolência diurna, além da irritabilidade, medos, agitação e sintomas físicos. Neste contexto, podemos destacar que o sono interfere diretamente na qualidade de vida dos jovens, desencadeando prejuízos no âmbito escolar e social, modificando o ritmo de estudos e alterando também a sua rotina diária. As narrativas dos grupos focais confirmam os dados dos questionários aplicados com adolescentes e também as informações encontradas na literatura, revelando que baixa qualidade do sono interfere nas atividades sociais e acadêmicas prejudicialmente. Essas informações contribuíram para a elaboração da produção técnica, um instrumento de uso profissional para análise da qualidade do sono e sua relação com a saúde mental. Assim, afirmamos que o sono contribui para a saúde mental na adolescência e representa um fator importante no desenvolvimento saudável. Considerando os dados coletados, conclui-se que as intervenções e avaliações precoces das alterações do sono são necessárias para qualificar a saúde mental ao longo da vida, assegurar o bem-estar e o desenvolvimento na adolescência, além de atenuar os problemas de aprendizagem. Portanto, enfatizamos a necessidade de construir estratégias acerca da importância da qualidade do sono e suas implicações na saúde mental de jovens estudantes brasileiros.
Resumo em outro idioma: Adolescents with an altered sleep routine have a higher incidence of problems related to low academic performance and a greater possibility of disorders that affect mental health. This research-intervention with a quantitative-qualitative approach aimed to understand how sleep influences mental health and what are the most frequent sleep related difficulties in adolescents, especially in the school environment. This work is divided into 03 (three) parts; the first brings a review of the literature on the subject in the Scielo and PubMed databases with a temporal scope between 2015 and 2021. The second part describes the research/intervention carried out with the following steps: data collection with 70 (seventy) adolescents in school age, through an online questionnaire and two focus groups: one with 06 (six) mental health/education professionals and the other with 12 (twelve) parents/guardians of adolescents, aiming to identify the signs and symptoms resulting from sleep disorders more common in this age group. As a result: in the literature review, we found a scarcity of studies and instruments to assess the quality of sleep for Brazilian adolescents; however, the answers to the questionnaires show similar data to international studies, that is, most adolescents sleep less than recommended by the WHO, and they report changes in school activities, such as: inattention and daytime sleepiness, in addition to irritability, fears, agitation and physical symptoms. In this context, we can highlight that sleep directly interferes with the quality of life of young people, triggering losses in the school and social environment, modifying the rhythm of studies and also changing their daily routine. The narratives of the focus groups confirm the data from the questionnaires applied to adolescents and also the information found in the literature, revealing that poor sleep quality interferes with social and academic activities harmfully. This information contributed to the elaboration of the technical production, an instrument for professional use to analyze sleep quality and its relationship with mental health. Thus, we affirm that sleep contributes to mental health in adolescence and represents an important factor in healthy development. Considering the data collected, it is concluded that interventions and early assessments of sleep disorders are necessary to qualify mental health throughout life, ensure well-being and development in adolescence, in addition to mitigating learning problems. Therefore, we emphasize the need to build strategies around the importance of sleep quality and its implications for the mental health of young Brazilian students.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Adolescentes - Sono
Adolescentes - Saúde mental
Psicologia do adolescente
Orientador(es): Silva, Jerto Cardoso da
Coorientador(es): Freitas, Cristiane Redin
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia - Mestrado

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