Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3615
Autor(es): Rodrigues, Makely Ferreira
Título: Contribuições do programa de Residência Multiprofissional em Saúde na construção da identidade profissional.
Data do documento: 2021
Resumo: São muitas as possibilidades nos fazeres no âmbito da Saúde. Uma dessas, é a inserção em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMUS). A Residência caracteriza-se pelo ensino e pela formação em serviço e, por essa característica, pode-se considerá-la como uma oportunidade de aprimoramento acadêmico, de inserção no mercado de trabalho e de construção de identidade profissional. Este estudo apresenta uma pesquisa-intervenção que teve como objetivo identificar as contribuições do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde na construção da identidade profissional dos Residentes. A perspectiva metodológica que fundamentou esta pesquisa é exploratória e foi embasada em um conjunto de ferramentas do Design Thinking (DT). Como proposta de intervenção, foi ofertado Oficinas de Imersão, nos meses de setembro a dezembro de 2020, com a participação de 21 Residentes Multiprofissionais do Hospital Santa Cruz. A construção das categorias apresentadas após análise dos dados, ancora-se na teoria Dejouriana, aproximando-se de conceitos da Psicodinâmica do Trabalho, para produzir formas de pensar e repensar o trabalho, bem como para analisar os processos psíquicos mobilizados pelo confronto dos profissionais com a realidade do ambiente laboral e de sua organização. O discurso dos atores da pesquisa, denota ambivalência entre as expectativas e a realidade encontrada na vivência da residência, desta forma, demonstrando as contribuições e os atravessamentos do PRMUS para a construção da caminhada profissional dos Residentes. A partir das Oficinas de Imersão, apresenta-se como resultado deste estudo, o produto técnico: (Re)construindo: escutas de práticas ? atualmente institucionalizado.
Resumo em outro idioma: There are many possibilities in the Health field. One of them is the insertion in Multiprofessional Residency Programs in Health (PRMUS). Residency is characterized by teaching and in-service training and, because of this characteristic, it can be considered an opportunity for academic improvement, insertion in the labor market and construction of a professional identity. This study presents an intervention research that aimed to identify the contributions the Multiprofessional Residency Program in Health in the construction of the professional identity of residents. The methodological perspective that founded this research is exploratory and was based on a set of Design Thinking (DT) tools. As an intervention proposal, Immersion Workshops were offered, from September to December 2020, with the participation of 21 Multiprofessional Residents of Hospital Santa Cruz. The construction of categories presented after data analysis is anchored in the Dejourian theory, approaching concepts of the Psychodynamics of Work, to produce ways of thinking and rethinking work, as well as to analyze the psychic processes mobilized by the confrontation of professionals with the reality of work environment and its organization. The discourse of the research actors shows ambivalence between expectations and the reality found in the residency experience, thus demonstrating the contributions and crossings of the PRMUS for the construction of Resident’s professional paths. From the Immersion Workshops, as a result of this study, the technical product is presented: (Re)building: listening to practices – currently institutionalized.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Saúde pública
Educação médica
Internato e residência
Corpo clínico hospitalar
Formação profissional
Grupos de trabalho
Hospitais
Identidade (Psicologia)
Orientador(es): Witczak, Marcus Vinicius Castro
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia - Mestrado

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