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dc.contributor.authorRodrigues, Makely Ferreira-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleContribuições do programa de Residência Multiprofissional em Saúde na construção da identidade profissional.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorWitczak, Marcus Vinicius Castro-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractThere are many possibilities in the Health field. One of them is the insertion in Multiprofessional Residency Programs in Health (PRMUS). Residency is characterized by teaching and in-service training and, because of this characteristic, it can be considered an opportunity for academic improvement, insertion in the labor market and construction of a professional identity. This study presents an intervention research that aimed to identify the contributions the Multiprofessional Residency Program in Health in the construction of the professional identity of residents. The methodological perspective that founded this research is exploratory and was based on a set of Design Thinking (DT) tools. As an intervention proposal, Immersion Workshops were offered, from September to December 2020, with the participation of 21 Multiprofessional Residents of Hospital Santa Cruz. The construction of categories presented after data analysis is anchored in the Dejourian theory, approaching concepts of the Psychodynamics of Work, to produce ways of thinking and rethinking work, as well as to analyze the psychic processes mobilized by the confrontation of professionals with the reality of work environment and its organization. The discourse of the research actors shows ambivalence between expectations and the reality found in the residency experience, thus demonstrating the contributions and crossings of the PRMUS for the construction of Resident’s professional paths. From the Immersion Workshops, as a result of this study, the technical product is presented: (Re)building: listening to practices – currently institutionalized.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherSaúde públicapt_BR
dc.subject.otherEducação médicapt_BR
dc.subject.otherInternato e residênciapt_BR
dc.subject.otherCorpo clínico hospitalarpt_BR
dc.subject.otherFormação profissionalpt_BR
dc.subject.otherGrupos de trabalhopt_BR
dc.subject.otherHospitaispt_BR
dc.subject.otherIdentidade (Psicologia)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3615-
dc.date.accessioned2023-05-24T13:32:15Z-
dc.date.available2023-05-24T13:32:15Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoSão muitas as possibilidades nos fazeres no âmbito da Saúde. Uma dessas, é a inserção em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMUS). A Residência caracteriza-se pelo ensino e pela formação em serviço e, por essa característica, pode-se considerá-la como uma oportunidade de aprimoramento acadêmico, de inserção no mercado de trabalho e de construção de identidade profissional. Este estudo apresenta uma pesquisa-intervenção que teve como objetivo identificar as contribuições do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde na construção da identidade profissional dos Residentes. A perspectiva metodológica que fundamentou esta pesquisa é exploratória e foi embasada em um conjunto de ferramentas do Design Thinking (DT). Como proposta de intervenção, foi ofertado Oficinas de Imersão, nos meses de setembro a dezembro de 2020, com a participação de 21 Residentes Multiprofissionais do Hospital Santa Cruz. A construção das categorias apresentadas após análise dos dados, ancora-se na teoria Dejouriana, aproximando-se de conceitos da Psicodinâmica do Trabalho, para produzir formas de pensar e repensar o trabalho, bem como para analisar os processos psíquicos mobilizados pelo confronto dos profissionais com a realidade do ambiente laboral e de sua organização. O discurso dos atores da pesquisa, denota ambivalência entre as expectativas e a realidade encontrada na vivência da residência, desta forma, demonstrando as contribuições e os atravessamentos do PRMUS para a construção da caminhada profissional dos Residentes. A partir das Oficinas de Imersão, apresenta-se como resultado deste estudo, o produto técnico: (Re)construindo: escutas de práticas ? atualmente institucionalizado.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia - Mestrado

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