Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3618
Autor(es): Nedel, Roberta
Título: Um mundo sem cor : análises e narrativas da depressão infantil, medicação e processo psicoterápico num serviço-escola.
Data do documento: 2021
Protocolo CEP: CAEE nº 34371319.3.0000.5343 foi obtida em 04 de agosto de 2020
Resumo: A depressão é considerada um dos transtornos emocionais mais prevalentes na infância e um desafio constante para os profissionais de diversas áreas. Os sintomas, em curto prazo, podem atuar como fontes de sofrimento psíquico e, em longo prazo, interferir nos aspectos cognitivo, social e emocional do desenvolvimento infantil. O estudo é uma pesquisa-intervenção de abordagem mista quanti-qualitativa, com prévia aprovação no Conselho de Ética em Pesquisa da UNISC. A coleta de dados quantitativos caracteriza-se como descritiva de caráter correlacional e de corte transversal, que tem como objetivo descrever a prevalência de crianças com sintomas depressivos atendidas em um serviço-escola no Vale do Rio Pardo/RS, investigar as medicações usadas por essas crianças e compreender se o uso da medicação contribui ou não no prognóstico do tratamento em psicoterapia. Foi utilizada a análise de 364 prontuários das crianças, de ambos os sexos, na faixa etária de zero até 11 anos e onze meses, atendidas no serviço-escola entre 2015 e 2019 e selecionadas a partir de uma amostra não probabilística do tipo amostra por conveniência. Para análise dos dados, foi usado o teste Qui-quadrado de Pearson e o teste Exato de Fisher e, como resultado, observou-se uma prevalência de 14,29% de crianças com sintomas depressivos, das quais 32,7% faziam uso de alguma medicação. Apesar dos dados demonstrarem uma diferença pouco significativa entre usar ou não medicação, houve um maior número de registros de abandono entre crianças que usavam medicações do que aquelas somente em psicoterapia. A pesquisa qualitativa caracteriza-se como exploratória descritiva. Realizou-se um grupo focal que abrangeu quatro encontros com 21 estagiários de Psicologia que atuam no mesmo serviço-escola. Para análise dos dados, foi utilizada a análise textual discursiva, a qual apontou para o sofrimento emocional de crianças e dificuldades parentais, depressão infantil: sensibilidade, cuidados no diagnóstico e intensificação na pandemia e olhares sobre o uso de medicamentos na infância. Como aporte teórico, foi utilizada a psicanálise, seguindo autores como Melanie Klein, John Bowlby, Donald Winnicott, André Green, dentre outros. As narrativas desses estagiários proporcionaram subsídios para a criação de uma cartilha, uma tecnologia social com caráter informativo, que pretende abordar a importância da prevenção da depressão infantil, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, a fim de minimizar a lógica medicalizante dessas crianças em sofrimento psíquico.
Resumo em outro idioma: Depression is considered one of the most prevalent emotional disorders in childhood and a constant challenge for professionals in several areas. Symptoms, in the short term, can act as sources of psychic suffering and, in the long term, interfere in the cognitive, social and emotional aspects of child development. The study is a quanti-qualitative mixed-approach intervention research, with prior approval by the UNISC Research Ethics Council. The quantitative data collection is characterized as descriptive of correlational and cross-sectional character, which aims to describe the prevalence of children with depressive symptoms attended in a school-service in the Vale do Rio Pardo/RS, investigate the medications used by these children and understand whether or not the use of the medication contributes to the prognosis of psychotherapy treatment. We used the analysis of 364 medical records of children, of both sexes, in the age group of zero to 11 years and eleven months, attended at the school-service between 2015 and 2019 and selected from a non-probabilistic sample of the sample type for convenience. For data analysis, Pearson’s Chi-square test and Fisher’s exact test were used and, as a result, a prevalence of 14.29% of children with depressive symptoms was observed, of which 32.7% used some medication. Although the data showed a small difference between using and not taking medication, there was a greater number of records of abandonment among children who used medications than those who only used psychotherapy. Qualitative research is characterized as descriptive exploratory. A focus group was held that covered four meetings with 21 Psychology interns working in the same service-school. For data analysis, discursive textual analysis was used, which pointed to the emotional suffering of children and parental difficulties, childhood depression: sensitivity, care in the diagnosis and intensification of the pandemic and looks at the use of medicines in childhood. As a theoretical contribution, psychoanalysis was used, following authors such as Melanie Klein, John Bowlby, Donald Winnicott, André Green, among others. The narratives of these trainees provided subsidies for the creation of a booklet, a social technology of information nature, which aims to address the importance of prevention of childhood depression, early diagnosis and appropriate treatment, in order to minimize the medicalizing logic of these children in psychic suffering.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Brasil. Ministério da Saúde
Depressão em crianças
Psicologia escolar
Crianças - Problemas emocionais
Psicoterapia infantil
Orientador(es): Silva, Jerto Cardoso da
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia - Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roberta Nedel.pdf6.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons