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dc.contributor.authorSebastiany, Vanessa Weber-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleCrianças, adultos e bagagens : a herança da educação sem testamento em narrativas de Lygia Bojunga.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorFronckowiak, Ângela-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractIn this dissertation, we research how the space of imagination present in the works A bolsa amarela (1976), A casa da madrinha (1978), Corda bamba (1979), O sofá estampado (1980), 6 vezes Lucas (1995), A cama (1999), Aula de inglês (2006) e Sapato de salto (2006), by Lygia Bojunga, suggests education anchored in the correlations between adult-child and adult teacher-child. The selection of works is due to the presence, in the plots, of the archetype of “baggage” (a constant image throughout the author's production) in correlation with the element “teacher character”. Based on the reading and study of these narratives, we investigated whether the baggage image is linked to the changes that take place, throughout the narrative, with the characters who have or come to possess them, whether the space of imagination proposed by the baggage archetype broadens the perception of the human completeness of the characters and, finally, we study the position of the adult in relation to the child in the way he presents the world to him, assuming (or not) the adultness. To support notions regarding co-responsibility between education, adults, children and the shared world, we turn to authors such as Hannah Arendt and Gert Biesta. Likewise, the link between the archetypal image and the experience that Lygia Bojunga transfigured to the words in each plot was explored through aspects related to individuation, formation of the self and vocation in Carl Gustav Jung and James Hillman. With this research, we confirm that the “baggage” always promotes significant changes in the lives of the characters who have it, who have contact with it or who come to have it, being related to an inheritance linked, in some way, to education. Furthermore, we verified that the descriptions of the baggage and their journeys symbolically amplify complex characteristics of the characters and that they, when adults, do not always assume their adulthood, either to teach or to learn.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherNunes, Lygia Bojunga, 1932 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherNunes, Lygia Bojunga, 1932 - A bolsa amarela.pt_BR
dc.subject.otherNunes, Lygia Bojunga, 1932 - A casa da madrinha.pt_BR
dc.subject.otherNunes, Lygia Bojunga, 1932 - Corda bamba.pt_BR
dc.subject.otherNunes, Lygia Bojunga, 1932 - O sofá estampado.pt_BR
dc.subject.otherNunes, Lygia Bojunga, 1932 - 6 vezes Lucas.pt_BR
dc.subject.otherNunes, Lygia Bojunga, 1932 - A cama.pt_BR
dc.subject.otherNunes, Lygia Bojunga, 1932 - Aula de inglês.pt_BR
dc.subject.otherNunes, Lygia Bojunga, 1932 - Sapato de salto.pt_BR
dc.subject.otherImaginação na literaturapt_BR
dc.subject.otherEducação de criançapt_BR
dc.subject.otherArquétipos na literaturapt_BR
dc.subject.otherPersonagens literáriospt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3622-
dc.date.accessioned2023-06-06T18:25:00Z-
dc.date.available2023-06-06T18:25:00Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação, pesquisamos como o espaço da imaginação presente nas obras A bolsa amarela (1976), A casa da madrinha (1978), Corda bamba (1979), O sofá estampado (1980), 6 vezes Lucas (1995), A cama (1999), Aula de inglês (2006) e Sapato de salto (2006), de Lygia Bojunga, sugere a educação ancorada nas correlações entre adulto-criança e adulto-professor criança. O recorte das obras deve-se à presença, nos enredos, do arquétipo da "bagagem" (imagem constante em toda a produção da autora) em correlação com o elemento "personagem professor". Com base na leitura e no estudo dessas narrativas, investigamos se a imagem da bagagem se liga às mudanças que acontecem, ao longo da narrativa, com os personagens que as possuem ou passam a possuí-las, se o espaço da imaginação proposto pelo arquétipo da bagagem amplia a percepção da completude humana dos personagens e, finalmente, estudamos o posicionamento do adulto em relação à criança no modo como apresenta o mundo a ela, assumindo (ou não) a adultez. Para embasar noções referentes à corresponsabilidade entre educação, adultos, crianças e mundo compartilhado, recorremos a autores como Hannah Arendt e Gert Biesta. Da mesma maneira, o elo da imagem arquetípica com o vivido que Lygia Bojunga transfigurou para as palavras em cada trama foi explorado através de aspectos ligados à individuação, formação do ser e vocação em Carl Gustav Jung e James Hillman. Com essa pesquisa confirmamos que a ?bagagem? sempre promove mudanças significativas na vida dos personagens que a possuem, que têm contato com ela ou que passam a possuí-la, estando relacionada a uma herança ligada, de alguma forma, à educação. Ainda, verificamos que as descrições das bagagens e seus percursos ampliam simbolicamente características complexas dos personagens e que eles, quando adultos, nem sempre assumem sua adultez, seja para ensinar ou para aprender.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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