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dc.contributor.authorKrusser, Edison Aran Nunes-
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO ofício da docência na educação básica desde experiências em tempo de crise sanitária.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorOliveira, Cláudio José de-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThe thesis analyzes the teaching profession, taking as its locus an Elementary School during the period of the Covid-19 Pandemic from an empirical corpus constituted by a set experiences narratives of eight teachers from the initial years of elementary school. It is an intercessory and exploratory dance due to the multiplicity of face-to-face teaching on the school floor, due to its immateriality sometimes in the remote mode. The objective of this analysis is to allow the expansion of an exercise of understanding about teaching, inspired by a cartographic thought which accompanies the course of this writing and moves like a dance with Tango steps in a coming and going crossed by choreographic redirections that produces reinventions implied to the theme boundaries. The discussion was elaborated from the contribution of Larrosa (1999; 2002; 2003; 2015; 2017; 2022, Nóvoa (2022), Masschelein and Simons (2014; 2021), Hannah Arendt (2021), among others, in a conversation about experience, teachers, unrestricted defense of the school and the love of the world that all this encloses, expressed by a text inspired by Manoel de Barros (2010), thus this, it is possible to exercise the poetic freedom of collective thinking, as it brings writings and images of procedures to think and reframe the educational field, risking a language that allows transgressing habits of thought, sometimes expanding the lucidness of pedagogical possibilities of this research. It remains possible to state that teaching, in this period of time and space, is resistant, and demonstrates the ability to give dynamics and value to its field, whatever the technical or structural situation to which it is submitted. This process of strategic competence is based on a matrix of permanent transformation, in the search for meaning of production of quality school education. We enunciate the importance of existence of a cooperation network that provides conditions for the permanent co-training of teachers and in this same dimension, also produces modes of reception, protection, and quality of life for students who live in this generous and necessary caregiver school for tomorrow.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducação de basept_BR
dc.subject.otherInfecções por Coronaviruspt_BR
dc.subject.otherPandemiaspt_BR
dc.subject.otherProfessorespt_BR
dc.subject.otherExperiênciapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3623-
dc.date.accessioned2023-06-28T12:56:28Z-
dc.date.available2023-06-28T12:56:28Z-
dc.description.resumoA tese analisa o ofício da docência, tomando como lócus uma Escola da Educação Básica, durante o período de Pandemia da Covid-19, desde um corpus empírico constituído por um conjunto de narrativas de experiências de oito professoras de anos iniciais do ensino fundamental. É uma intercessão exploratória pela multiplicidade do ensino no modo presencial, no chão de escola, ora de sua imaterialidade, no modo remoto. O objetivo desta análise é permitir a ampliação de um exercício de compreensão acerca da docência, inspirado em um pensamento cartográfico, que acompanha o percurso desta escrita e se movimenta tal uma dança com passos de Tango, em um ir e vir atravessado de redirecionamentos coreográficos, que produz reinvenções implicadas às fronteiras dessa temática. A problematização foi elaborada a partir da contribuição dos entendimentos de Larrosa (1999; 2002; 2003; 2015; 2017; 2022), Nóvoa (2022), Masschelein e Simons (2014;2021), Hannah Arendt (2021), entre outros, numa conversa sobre experiência, professoras, defesa irrestrita da escola e do amor ao mundo que isso tudo encerra, expressa por um texto que ensaia, inspirado em Manoel de Barros (2010), e assim exercita a liberdade poética do pensar coletivo, pois traz escritos e imagens de procedimentos para pensar e ressignificar o território do campo educacional, arriscando uma linguagem que permita transgredir hábitos de pensamento e oportunize ampliação da lucidez das possibilidades pedagógicas desta pesquisa. Resta possível afirmar que a docência em questão, nesse recorte de tempo e espaço, se faz resistente e demonstra capacidade de dar dinâmica e valorização ao seu ofício, seja sob qual for a situação técnica ou estrutural a que seja submetida. Esse processo de competência estratégica está embasado numa matriz de permanente transformação docente, na busca de sentido para arejar a produção da educação escolar de qualidade. Enunciamos a importância da existência de uma rede de cooperação que oportunize condições de possibilidade para a coformação permanente aos docentes e, nessa mesma dimensão, também produza modos de acolhimento, proteção e qualidade de vida aos estudantes que habitam essa cuidadora, generosa e necessária escola para o amanhã.pt_BR
dc.description.protocoloCAAE: 53373721.6.0000.5343. 06/01/2022pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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