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dc.contributor.authorTravi, Vera Lucia Silva-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleIronia e intertextualidade em Sin Noticias de Gurb.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGai, Eunice Piazza-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractEl presente estudio propone una interpretación de la narrat iva Sin not icias de Gurb, de Eduardo Mendoza. Enfoca la presencia de la intertextualidad y de la ironía. En relación a la pr imera establece relaciones con la obra As viagens de Gulliver, de Jonathan Swif t, una vez que hay aspectos en común, tales como, una cr ít ica irónica a la sociedad de sus respectivos t iempos y espacios y la presencia de los temas del viaje y del fantást ico. Para embasar los estudios teór icos sobre la intertextualidad son considerados autores como: Bakhtin, Kr isteva, Ducrot, entre ot ros. La ironía también es un aspecto abordado, pues se t rata de un elemento conf igurador del texto de Eduardo Mendoza. El estudio ident if ica y propone una interpretación de algunas de las principales situaciones irónicas que aparecen en la obra. Para discutir el concepto de ironía son ut ilizados, pr incipalmente, los siguientes autores: Brait, Muecke, Duarte, Propp.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherMendoza, Eduardo, 1943 = Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherFicção espanhola - História e críticapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/362-
dc.date.accessioned2015-08-04T12:40:38Z-
dc.date.available2015-08-04T12:40:38Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo propõe uma interpretação da narrativa Sin noticias de Gurb, de Eduardo Mendoza. Enfoca a presença da intertextualidade e da ironia. Em relação à primeira estabelece relações com a obra As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, uma vez que há aspectos em comum, tais como, uma crítica irônica à sociedade dos seus respectivos tempos e espaços e a presença dos temas da viagem e do fantástico. Para embasar os estudos teóricos sobre a intertextualidade são considerados autores como: Bakhtin, Kristeva, Ducrot, entre outros. A ironia também é um aspecto abordado, pois se trata de um elemento configurador do texto de Eduardo Mendoza. O estudo identifica e propõe uma interpretação de algumas das principais situações irônicas que aparecem na obra. Para discutir o conceito de ironia são utilizados, principalmente, os seguintes autores: Brait, Muecke, Duarte, Propp.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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