Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/363
Autor(es): Fagundes, Adriana Letícia Rodrigues
Título: As concepções das escolas públicas municipais de Santa Cruz do Sul sobre o espaço social dos alunos inseridos em projetos extracurriculares.
Data do documento: 2009
Resumo: O presente estudo teve como objetivo saber que concepções sobre o espaço social dos alunos estão expressas nos projetos extracurriculares elaborados pelas escolas públicas municipais de Santa Cruz do Sul, especificamente quanto ao que é dito nos projetos político-pedagógicos e através dos depoimentos de gestores escolares e professores envolvidos. Justificou-se a realização deste estudo, na medida em que o conhecimento sobre a forma como os educadores percebem o espaço social, através do projeto político-pedagógico e projetos extracurriculares oferecidos aos alunos e a comunidade, poderá servir de exemplo a outras instituições de ensino, possibilitando novos planejamentos no que diz respeito aos projetos desenvolvidos. Foi realizada uma entrevista informal com o secretário de Educação e Cultura onde foi caracterizada a realidade das escolas do município. Após, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os dirigentes e os professores responsáveis pelos projetos das 4 escolas escolhidas aleatoriamente. Foram escolhidos 2 projetos de cada escola para análise, sendo que os critérios utilizados foram aqueles que envolviam o número máximo de participantes, e os que estavam sendo desenvolvidos no ano de 2007 que teriam continuidade em 2008. Através dos projetos político-pedagógicos e entrevistas realizadas, foi observado que a maioria das famílias é da classe social trabalhadora, vive em bairros pobres e possui renda baixa, grande parte sobrevive com programas sociais como o bolsa família, empregos temporários nas indústrias fumageiras (safristas) ou são autônomos (tais como os catadores), fazem faxina ou executam trabalhos informais (incluindo atividades ilícitas). A escolaridade é mínima, a maioria não completou o ensino fundamental. As famílias são grandes e humildes, muitos moram em casebres com condições precárias, as crianças vivem em grande parte, com mãe/padrasto ou pai/madrasta. Alguns são considerados carentes e provenientes de lares desfeitos devido ao desemprego, alcoolismo e uso de drogas. Não existe espaço para o lazer ou para desenvolver a cultura na comunidade. Em alguns bairros não tem posto de saúde ou EMEI, também viu-se que não há saneamento básico, as ruas não são calçadas nem canalizadas e não existe posto de polícia. O que existe em comum é que em todas as escolas foram mencionados fatores como violência, droga e álcool presentes no cotidiano da comunidade. Apesar disto, os alunos gostam ou estão acostumados com o bairro onde vivem. A escola é o referencial em todos os bairros, nela busca-se ajuda de todas as formas. Concluindo, foi verificado que parte dos gestores e professores até conhecem o espaço onde sua comunidade está inserida, mas ainda não é o suficiente para direcionar melhor suas ações. Os projetos extracurriculares devem atender as necessidades dos alunos e da comunidade, conforme as peculiaridades do meio em que a escola está inserida. Mas, vimos que a escolha dos projetos é realizada pela equipe diretiva ou conforme o incentivo da SMEC e das parcerias, sem o envolvimento da comunidade. É necessária a participação da comunidade e de todo grupo escolar nas decisões que tratam dos interesses da comunidade local, bem como na elaboração de projetos e execução dos mesmos.
Resumo em outro idioma: The current study aimed know what conceptions about students’ social spaces are expressed in extracurricular projects developed by municipal public schools of Santa Cruz do Sul, specifically as to what is set in educational policy projects and through school managers’ testimonials. This study is justified to the extent that knowledge about the way the educators realize the social space, through the political-educational and extracurricular projects offered to the students and the community, may serve as example to other educational schools, enabling new plans in concern of developed projects. We carried out an informal interview with the Secretary of Education and Culture which has been characterized the reality of municipal schools. After this, semi – structured interviews were performed with the leaders and teachers in charge by the projects of 4 schools randomly chosen. Two projects of each school were chosen for analysis, and the criteria used were those who involved the maximum number of participants, and those who were being developed in 2007 that would continue into 2008. Through the political and pedagogical projects and interviews, it was observed that most families belong to the working class, live in slums and have low income, a large part survives with social programs like “Family Bag” temporary jobs in the tobacco industries (catchers) or are self-employed (such as scavengers), others are cleaning or performing informal work (including illegal activities). The school education is minimal, most has not completed the primary school. Family are numerous and humble, many live in huts with poor conditions, the children live mostly with mother / father or stepfather / stepmother. Some are considered lacking and from broken homes due unemployment, alcoholism and drug use. There isn’t space for leisure or to develop a culture in the community. In some neighborhoods there aren’t health post or EMEI, also observed that there isn’t sanitation, the streets are not paved neither channeled and there is not police station. What's in common is that all schools mentioned factors such as violence, drugs and alcohol presented in the everyday of community. Despite this, students like or are accustomed to the neighborhood where they live. The school is the benchmark in all districts, it seeks to help in every way. In conclusion, it was found that part of managers and teachers until know the area where their community is saved, but still not enough to better direct their actions. The extracurricular projects must meet the needs of students and community according to the peculiarities of the environment in which school is located. But we saw that the choice of projects is undertaken by the management team or as the encouragement of SMEC and partnerships without the involvement of the community. The participation of the community and every group in school decisions that deal with concerns of the local community and in the preparation of projects and their implementation.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Sociologia educacional
Comunidade e escola
Escolas públicas - Santa Cruz do Sul (RS)
Orientador(es): Viegas, Moacir Fernando
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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