Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3636
Autor(es): Fernandes, Ester Quadros
Título: Direito do consumidor nas compras à distância durante a pandemia de Covid-19.
Data do documento: 2022
Resumo: Neste trabalho é abordado a história do surgimento do Código de Defesa do Consumidor, o impacto da Revolução Industrial, as transformações ocorridas que alteraram substancialmente as relações de consumo. O surgimento da tecnologia de ponta, fortalecimento da informática, incremento das telecomunicações. Os primeiros movimentos pró-consumidor, no Brasil a lei de proteção ao consumidor, e destina-se a efetivar no plano infraconstitucional, princípios constitucionais. A crise mundial que surgiu em 2020 devido ao surto de Covid-19 desencadeou mudanças em nossa sociedade, dentre elas uma maior utilização do ambiente virtual para a vida cotidiana, seja para trabalhar, conviver, comprar ou adquirir serviços, mudando completamente a rotina de vida das pessoas. Uma das alternativas adotadas pelo poder público, para tentar conter o vírus foi determinar uma série de medidas provisórias restritivas a população, o isolamento social, o distanciamento, a mudança na rotina de vidas das pessoas, causou nelas diversos impactos sociais e psicológicos, a quarentena instaurou uma mudança na rotina de vida da sociedade moderna, e com isso impulsionou a abertura de dezenas de comércios eletrônicos. A tecnologia se tornou um bem essencial no que tange aos meios de comunicação, o consumo pela internet se deu em relação aos bens essenciais, como alimentos e medicamentos e também aos bens não essenciais. Os serviços de entrega, também cresceram significativamente. Delivery de produtos em geral, comida, farmácia, supermercado, lojas de roupas, brinquedos, aparelhos eletrônicos, registraram um aumento do modo vendas online durante o período pandêmico. O momento de crise exigiu uma rápida e intensa adaptação de diversos setores, e de seus integrantes, fornecedores e consumidores, instigando iniciativas que tentavam unificar interesses, atendendo a todos, se reinventado e se respeitando.
Resumo em outro idioma: This work deals about the origin story of the Consumer Defense Code, the impact of the Industrial Revolution, the transformations that have changed, substantially, the consumer relations. The showing up of cutting-edge technology, the reinforcement of information technology, the increment of telecommunications. The first pro-consumer movements, in Brazil consumer protection law, was intended to effect, in the infra-constitutional level, constitutional principles. The global crisis that apeared in 2020, due to the Covid-19, started changes in our society, among them a increaseed use of the virtual environment for everyday life, whether to work, socialize living, buy or purchase of services, changing, this way, completely the routine of life of people. One of the alternatives used by the public authorities, in an attempt to contain the virus, was the determination of a series of restrictive provisional tools for the population, social isolation, distancing, the change in people's routines, which caused several social and psychological impacts on them. The quarantine introduced a change in the routine of modern society life, and with that it boosted up the inauguration of dozens of e-commerce. Technology has become an essential asset in reference of the media. Internet consumption has taken place in relation to essential goods, such as food and medicines and also non-essential goods. Delivery services grew up, significantly, too. The Delivery of products, in general, food, pharmacy, supermarket, clothing stores, toys, electronic devices, recorded an increase in online sales during the pandemic period. The moment of crisis required a quickly and intense adaptation of several sectors and of their members, suppliers and consumers, promoting initiatives to try unifing interests, serving everyone, reinventing and respecting themselves.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Direito
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Comércio eletrônico
Pandemias
Compra
Defesa do consumidor
Defesa do consumidor - Legislação
Infecções por Coronavirus
Orientador(es): Pereira, Monique
Aparece nas coleções:Direito

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