Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3636
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Ester Quadros-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDireito do consumidor nas compras à distância durante a pandemia de Covid-19.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.degree.localCapão da Canoapt_BR
dc.contributor.advisorPereira, Monique-
dc.degree.departmentCurso de Direitopt_BR
dc.description.abstractThis work deals about the origin story of the Consumer Defense Code, the impact of the Industrial Revolution, the transformations that have changed, substantially, the consumer relations. The showing up of cutting-edge technology, the reinforcement of information technology, the increment of telecommunications. The first pro-consumer movements, in Brazil consumer protection law, was intended to effect, in the infra-constitutional level, constitutional principles. The global crisis that apeared in 2020, due to the Covid-19, started changes in our society, among them a increaseed use of the virtual environment for everyday life, whether to work, socialize living, buy or purchase of services, changing, this way, completely the routine of life of people. One of the alternatives used by the public authorities, in an attempt to contain the virus, was the determination of a series of restrictive provisional tools for the population, social isolation, distancing, the change in people's routines, which caused several social and psychological impacts on them. The quarantine introduced a change in the routine of modern society life, and with that it boosted up the inauguration of dozens of e-commerce. Technology has become an essential asset in reference of the media. Internet consumption has taken place in relation to essential goods, such as food and medicines and also non-essential goods. Delivery services grew up, significantly, too. The Delivery of products, in general, food, pharmacy, supermarket, clothing stores, toys, electronic devices, recorded an increase in online sales during the pandemic period. The moment of crisis required a quickly and intense adaptation of several sectors and of their members, suppliers and consumers, promoting initiatives to try unifing interests, serving everyone, reinventing and respecting themselves.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherComércio eletrônicopt_BR
dc.subject.otherPandemiaspt_BR
dc.subject.otherComprapt_BR
dc.subject.otherDefesa do consumidorpt_BR
dc.subject.otherDefesa do consumidor - Legislaçãopt_BR
dc.subject.otherInfecções por Coronaviruspt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3636-
dc.date.accessioned2023-08-10T19:28:06Z-
dc.date.available2023-08-10T19:28:06Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho é abordado a história do surgimento do Código de Defesa do Consumidor, o impacto da Revolução Industrial, as transformações ocorridas que alteraram substancialmente as relações de consumo. O surgimento da tecnologia de ponta, fortalecimento da informática, incremento das telecomunicações. Os primeiros movimentos pró-consumidor, no Brasil a lei de proteção ao consumidor, e destina-se a efetivar no plano infraconstitucional, princípios constitucionais. A crise mundial que surgiu em 2020 devido ao surto de Covid-19 desencadeou mudanças em nossa sociedade, dentre elas uma maior utilização do ambiente virtual para a vida cotidiana, seja para trabalhar, conviver, comprar ou adquirir serviços, mudando completamente a rotina de vida das pessoas. Uma das alternativas adotadas pelo poder público, para tentar conter o vírus foi determinar uma série de medidas provisórias restritivas a população, o isolamento social, o distanciamento, a mudança na rotina de vidas das pessoas, causou nelas diversos impactos sociais e psicológicos, a quarentena instaurou uma mudança na rotina de vida da sociedade moderna, e com isso impulsionou a abertura de dezenas de comércios eletrônicos. A tecnologia se tornou um bem essencial no que tange aos meios de comunicação, o consumo pela internet se deu em relação aos bens essenciais, como alimentos e medicamentos e também aos bens não essenciais. Os serviços de entrega, também cresceram significativamente. Delivery de produtos em geral, comida, farmácia, supermercado, lojas de roupas, brinquedos, aparelhos eletrônicos, registraram um aumento do modo vendas online durante o período pandêmico. O momento de crise exigiu uma rápida e intensa adaptação de diversos setores, e de seus integrantes, fornecedores e consumidores, instigando iniciativas que tentavam unificar interesses, atendendo a todos, se reinventado e se respeitando.pt_BR
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ester Quadros Fernandes.pdf515.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons