Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/364
Autor(es): Kuntzer, Janesca Ivanete
Título: Sujeitos leitores e as marcas textuais de suas produções escritas.
Data do documento: 2012
Resumo: Na presente dissertação, buscou-se aliar a experiência obtida por meio da prática de leitura à prática da escrita de textos opinativos, enfatizando-se a sua relação - em termos de produção escrita resultante. A análise da inter-relação leitura-escrita foi a estratégia utilizada para mostrar que o aluno-leitor mobiliza todo seu repertório de leitura na produção de seus textos, uma vez que se acredita que a leitura ativa, crítica, influencia a escrita de forma decisiva, possibilitando a ampliação de temas e ideias geradoras de discussão e a compreensão. A partir da aplicação de um questionário, buscou-se esquematizar o perfil leitor dos participantes, no que concerne a práticas e materiais de leitura usuais. Em seguida, averiguou-se em que aspectos linguísticos alunos que leem, frequentemente, demonstram maior habilidade em produzir textos opinativos, já que se costuma afirmar que quem lê bastante, escreve com mais facilidade, tratando-se de demonstrá-lo através da verificação do modo de organização dos mecanismos de coesão e coerência, da ordenação de argumentos, da presença da polifonia, da formação discursiva dos textos produzidos. A análise dos textos coletados embasou-se em quatro linhas teóricas distintas. Segundo a retórica (BRETON, 2003), o texto argumentativo requer o uso de argumentos que sustentem a tese inicial, ou seja, razões que forneçam suporte ao ponto de vista apresentado, na tentativa de convencer o leitor de que a tese está coerente. Para tanto, o sujeito escritor pode recorrer, por exemplo, aos argumentos de autoridade, e de exemplo ou experiência. De acordo com a linguística textual, vários são os elementos linguísticos indicadores das relações de sentido e da orientação argumentativa, de forma que se torna importante a análise dos recursos mobilizados para o estabelecimento da coesão, seja por meio de reiteração, seja por associação e conexão (ANTUNES, 2005). A terceira linha contemplada na presente análise foi a análise do discurso, por meio de conceito de heterogeneidade mostrada e constitutiva (REVUZ, 2004), em que a presença do outro- sua voz e influência- pode explícita ou implicitamente ser identificada no discurso. Por fim, a análise textual do discurso (ADAM, 2011), propõe a análise das ligações de sentido construídas no discurso, reiterando a importância de conceitos da linguística textual e da análise do discurso, conjuntamente. Assim, esse aporte teórico analisa desde a manutenção do tema e da informatividade do rema, até o uso dos marcadores de argumentação. Escolhidas as bases teóricas e os critérios de análise, os textos produzidos foram divididos em três grupos: 1- construções mais complexas e elaboradas do ponto de vista linguístico; 2- construções textuais que utilizam alguns recursos coesivos, possibilitando esta coerência, mas não maestria; 3- construções que evidenciam pouco manejo linguístico e dificuldade de expressão. Finalmente, fez-se a triangulação dos dados coletados: textos e recursos empregados, perfil de produções e perfil leitor de cada grupo. Os resultados obtidos confirmaram a hipótese de que as produções escritas traduzem, efetivamente, a influência das leituras anteriores, já que os autores dos textos analisados configuram um perfil de leitores habituais e suas produções textuais o comprovaram.
Resumo em outro idioma: This paper aimed to combine the experience obtained through the reading practice with the opinion texts writing practice, emphasizing its relationship – in terms of written production resulted. The analysis of the interplay read-write was the strategy used to show that the student-reader mobilizes all his/her range of reading in the production of texts, since it is believed that active reading, criticizes, influences the writing in as a decisively form, enabling the expansion the themes and ideas that generate discussion and understanding. Using a questionnaire, it was attempted to describe the reader profile of the participants, with regard to practices and usual reading materials. Then it was checked in what language aspects the students who read, often show great ability to produce opinion texts, as it is often claimed that anyone who reads a lot, can write more easily, demonstrating this through the organization of mechanisms cohesion and coherence, the ordering of arguments, the presence of polyphony, the discursive formation of the texts produced. The analysis of the text focused collected in four different theoretical lines. According to the rhetoric (Breton, 2003), the argumentative text requires the use of arguments that support the initial thesis, it means, reasons that provide support to the view presented, in an attempt to convince the reader that the theory is consistent. Thus, the subject writer may appeal, for example, to the arguments of authority, and of example or experience. According to the textual language, several linguistic elements are indicators of the relations of meaning and argumentative orientation, so that it becomes important to analyze the resources mobilized for the establishment of cohesion, either by repetition or by association and connection (ANTUNES, 2005). The third line included in this analysis was the analysis of the discourse, through the concept of heterogeneity shown and constitutive (REVUZ, 2004), in which the other’s presence – his/her voice and influence – may be explicitly or implicitly identified in the discourse. Finally, textual analysis of the discourse (ADAM, 2011), proposes an analysis of the way links built in discourse, reiterating the importance of the concepts of the textual linguistic and the analysis of the discourse both together. Thus, this theoretical analyzes since from the maintaining of the theme and the informativesness of it, to the use of markers of argumentation. Selected the theoretical bases and criteria for analysis, the produced texts were divided into three groups: 1 – building more complex and elaborate linguistic point of view, 2 – textual constructions that use some cohesive features, enabling such consistency, but not mastery; 3 – buildings that show little management language and speech difficulty. Finally, it was the triangulation of collected data, 8 texts and resources used, production profile player from each group. The results confirm the hypothesis that written productions show the influence of the readings, since the authors of these texts make up a profile of regular readers.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Leitura
Escrita
Linguística
Análise do discurso
Orientador(es): Flôres, Onici
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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