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dc.contributor.authorWendt, Juliana da Rosa-
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleHumanização em saúde e empatia na graduação em medicina : análise das associações com estilo de vida, elementos de vulnerabilidade social e saúde mental em alunos de uma universidade federal brasileira durante a pandemia de covid-19.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorPohl, Hildegard Hedwig-
dc.contributor.advisorcoKrug, Suzane Beatriz Frantz-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Promoção da Saúdept_BR
dc.description.abstractINTRODUCTION: Humanization of care is a key point for qualifying health assistance. To its implantation, it is necessary for medical students to develop skills such as empathy. During the course, however, students' empathy levels decline considerably, being negatively affected by mental suffering. MAIN OBJECTIVE: The main objective of this thesis is to evaluate the levels of empathy and detractors of empathy, such as depression, anxiety and stress, in undergraduate medical students at the Federal University of Santa Maria, as well as to develop and carry out an educational intervention focused on the theme of humanization in health, through an elective course. FINAL CONSIDERATIONS: This thesis found medium levels of empathy and significant scores of psychiatric illness, depression, anxiety and stress in students of the degree in Medicine from the Federal University of Santa Maria, and developed an educational intervention focused on the theme of humanization in health, through an innovative optional discipline "Humanized medical practice in Specific Contexts".pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherHumanização da assistênciapt_BR
dc.subject.otherEstudantes de medicinapt_BR
dc.subject.otherSaúdept_BR
dc.subject.otherSaúde mentalpt_BR
dc.subject.otherEmpatiapt_BR
dc.subject.otherPromoção da saúdept_BR
dc.subject.otherPandemiaspt_BR
dc.subject.otherInfecções por Coronaviruspt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3661-
dc.date.accessioned2023-08-30T19:17:00Z-
dc.date.available2023-08-30T19:17:00Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: Para a efetivação da humanização na saúde, ponto-chave para uma assistência qualificada, é necessário que estudantes de Medicina desenvolvam habilidades como a empatia. Durante o curso, porém, os níveis de empatia dos estudantes declinam consideravelmente, sendo negativamente afetados pelo sofrimento mental. OBJETIVO GERAL: A presente tese tem por objetivo principal avaliar os níveis de empatia e de fatores detratores dessa, como depressão, ansiedade e estresse, nos estudantes da graduação em Medicina da Universidade Federal de Santa Maria, bem como elaborar e realizar uma intervenção educativa focada na temática da humanização em saúde, através de uma disciplina eletiva. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A presente tese encontrou médios níveis de empatia e significativos escores de adoecimento psiquiátrico, depressão, ansiedade e estresse nos estudantes da graduação em Medicina da Universidade Federal de Santa Maria e desenvolveu uma intervenção educativa focada na temática da humanização em saúde, através da uma disciplina inovadora optativa "Atuação médica Humanizada em Contextos Específicos".pt_BR
dc.description.protocoloParecer número 5.047.886 de19 de outubro de 2021 (CAAE 51958221.4.0000.5343)pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado

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