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http://hdl.handle.net/11624/3664
Autor(es): | Oliveira, Josi Mara Saraiva de |
Título: | Desenvolvimento e validação de conteúdo para um protótipo de aplicativo na rede EBSERH e manual de referência para a avaliação da atividade física no Sistema Único de Saúde. |
Data do documento: | 2023 |
Resumo: | Introdução: A prescrição de exercícios físicos baseados em evidências, principalmente no contexto hospitalar, necessita de extensas avaliações para a identificação das demandas e capacidades de cada indivíduo. A operacionalização de cálculos e interpretações destas avaliações consomem grande parte do tempo dos profissionais de saúde. Objetivo: Desenvolver e validar conteúdo para um protótipo de aplicativo de gerenciamento e acompanhamento de pacientes atendidos por profissionais de educação física em hospitais universitários federais da Rede EBSERH. Manuscrito I: Validação de conteúdo para um protótipo de aplicativo de gerenciamento de pacientes acompanhados por profissionais de educação física no contexto hospitalar. Objetivo: Validar conteúdo para um protótipo de aplicativo de gerenciamento de pacientes acompanhados por profissionais de educação física no contexto hospitalar. Métodos: Pesquisa descritiva desenvolvida em três etapas: a) obtenção de dados por meio de um questionário on-line semiestruturado e enviado a todos os 43 profissionais de educação física da Rede EBSERH; b) elaboração de conteúdo baseada em revisão bibliográfica e sistematização dos dados; c) validação de conteúdo por meio de um questionário on-line aplicado após a experimentação da plataforma MoveSUS pelos profissionais. Resultados: Responderam ao questionário inicial, 27 profissionais de educação física, com média de idade de 39,4±7,4 anos, sendo 51,9% homens, em que 100% deles apresentavam algum nível de pós graduação. As doenças mais encontradas na prática clínica foram hipertensão arterial, diabetes mellitus, obesidade, doenças cardiovasculares e depressão. Os principais setores de atuação foram unidades de cirurgia bariátrica e ortopedia e traumatologia, seguidos de endocrinologia, geriatria e reabilitação pós-Covid. O índice de massa corporal foi a avaliação antropométrica mais utilizada e entre os testes físicos, o Teste de Caminhada de 6 Minutos foi o mais prevalente. Entre os questionários, o mais empregado foi o Questionário de Prontidão para Atividade Física e, para estimar o nível de atividade física, o International Physical Activity Questionnaire. Os principais desafios relatados foram a rotina exaustiva de trabalho/excesso de demandas, a falta de equipamentos e a infraestrutura inadequada. A maioria dos avaliados não utiliza software de gerenciamento, mas manifestou interesse pelo aplicativo. No segundo questionário, enviado para os 27 profissionais da primeira etapa, 14 participaram como juízes de validação de conteúdo. Na análise, todas as questões, domínios e dimensões apresentaram coeficiente de validade de conteúdo maior que 0,80. Conclusão: O conteúdo da plataforma MoveSUS é válido para auxiliar os profissionais de educação física em suas rotinas diárias no contexto hospitalar da Rede EBSERH. Produto técnico: MoveSUS - Manual de referência para avaliação da atividade física no Sistema Único de Saúde. Objetivo: Disponibilizar o conteúdo desenvolvido para o protótipo MoveSUS em forma de manual didático. Método: Análise das respostas do questionário enviado aos profissionais de educação física e revisão bibliográfica nas principais bases de dados científicas, como PubMed, Scopus, Web of Science, SciELO, Google Acadêmico e Lilacs. Foram incluídos métodos de avaliação relacionados aos temas mencionados pelos profissionais que fossem validados na literatura, apresentassem tabelas de referência e pontos de corte estabelecidos e que atendessem a critérios de segurança, rapidez, baixo custo, simplicidade, aplicabilidade e minimamente invasivos. Os conteúdos foram agrupados por similaridade e ordenados em seções. Resultados: Foram descritos o passo-a passo de 6 métodos de antropometria, 17 testes físicos e 10 escalas e/ou questionários, com a disponibilização de suas respectivas fichas de preenchimento dos dados de avaliação. Conclusão: O Manual MoveSUS trouxe métodos padronizados e reconhecidos na literatura científica para atender às necessidades dos profissionais de educação física no contexto hospitalar. Considerações finais: No contexto hospitalar da rede EBSERH, a prática clínica dos profissionais de educação física é pautada pela falta de recursos e alta demanda de atendimentos. No entanto, o conteúdo desenvolvido para compor o protótipo MoveSUS demonstrou ser uma alternativa válida para auxiliar estes profissionais no gerenciamento e acompanhamento de pacientes na plataforma online e pode ser explorado em outros contextos através da utilização do Manual. |
Resumo em outro idioma: | Introduction: The prescription of evidence-based physical exercises, especially in the hospital context, requires extensive evaluations to identify individual demands and capabilities. The operationalization of calculations and interpretations of these evaluations consumes a significant portion of healthcare professionals' time. Objective: To develop and validate content for a prototype application for managing and monitoring patients attended by physical education professionals in federal university hospitals within the EBSERH Network. Manuscript I: Content validation for a prototype application for patient management by physical education professionals in the hospital context. Objective: To validate content for a prototype application for patient management by physical education professionals in the hospital context. Methods: A descriptive research conducted in three stages: a) data collection through a semi-structured online questionnaire sent to all 43 physical education professionals within the EBSERH Network; b) content development based on literature review and data systematization; c) content validation through an online questionnaire administered to professionals after experimenting with the MoveSUS platform. Results: The initial questionnaire was answered by 27 physical education professionals, with an average age of 39,4 ± 7,4 years, 51,9% of whom were male, and all had some level of post-graduate education. The most commonly encountered diseases in clinical practice were arterial hypertension, diabetes mellitus, obesity, cardiovascular diseases, and depression. The main areas of work were bariatric surgery and orthopedics and traumatology units, followed by endocrinology, geriatrics, and post-Covid rehabilitation. The body mass index was the most used anthropometric assessment, and among the physical tests, the 6-Minute Walk Test was the most prevalent. The most employed questionnaires were the Physical Activity Readiness Questionnaire, and for estimating the level of physical activity, the International Physical Activity Questionnaire. The main reported challenges were an exhausting work routine/excessive demands, lack of equipment, and inadequate infrastructure. Most participants did not use management software but expressed interest in the application. In the second questionnaire sent to the 27 professionals from the first stage, 14 participated as content validation judges. In the analysis, all questions, domains, and dimensions presented content validity coefficient greater than 0,80. Conclusion: The content of the MoveSUS platform is valid to assist physical education professionals in their daily routines in the hospital context within the EBSERH Network. Technical product: MoveSUS - Reference manual for physical activity assessment in the Unified Health System (SUS). Objective: To provide the developed content for the MoveSUS prototype in the form of a didactic manual. Method: Analysis of the responses to the questionnaire sent to physical education professionals and literature review in major scientific databases such as PubMed, Scopus, Web of Science, SciELO, Google Scholar, and Lilacs. Assessment methods related to the mentioned topics by professionals were included if validated in the literature, presented reference tables and established cutoff points, and met criteria of safety, speed, low cost, simplicity, applicability, and minimally invasive. The content was grouped by similarity and organized into sections. Results: The step-by-step description of 6 anthropometric methods, 17 physical tests, and 10 scales/questionnaires were provided, along with their respective data assessment forms. Conclusion: The MoveSUS Manual introduced standardized and recognized methods in the scientific literature to meet the needs of physical education professionals in the hospital context. Final Remarks: In the hospital context within the EBSERH Network, the clinical practice of physical education professionals is characterized by resource scarcity and high demand for services. However, the content developed for the MoveSUS prototype has demonstrated to be a valid alternative to assist these professionals in patient management and monitoring through the online platform and can be explored in other contexts through the utilization of the Manual. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde |
Tipo de obra: | Tese de Doutorado |
Assunto: | Sistema Único de Saúde (Brasil) Tecnologia biomédica Promoção da saúde Exercícios físicos Saúde - Avaliação Hospitais universitários Aplicativos móveis |
Orientador(es): | Paiva, Dulciane |
Coorientador(es): | Gutierres, Jessié Martins |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado |
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