Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3665
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dc.contributor.authorKahmann, Ana Paula-
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEducação musical no Santo Daime e suas ecologias : sujeitos, lugares e modos outros de ensinar e aprender.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSilveira, Éder da Silva-
dc.contributor.advisorcoAlbuquerque, Maria Betânia Barbosa-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractIn this research I performed a intercultural translation with the purpose of translate through the subjects, places and other ways of teaching and learning, the relation between music and education in Santo Daime and explain how the ecologies can be experienced in this educational process. For this I utilized data from three sources: bibliographical, which includes literature revision; documentary, developed with research with hymns; and field work, accomplished with online forms and interviews with daimistas that lived processes of hymn receival. As specific objectives I sought to translate the relation between music and education in Santo Daime and the pedagogical function of the hymns; identify the subjects, places and other ways of teaching and learning that characterizes the musical education in Santo Daime; understand how the process of teaching and learning of hymns mediated by other subjects is developed in Santo Daime; explain which ecologies are expressed in musical education in Santo Daime and how they can be experienced. In order to fulfill the proposed objectives, I followed theoretical paths based on the following authors and their respective concepts: Eduardo Viveiros de Castro and the perspectivism; Rodolfo Kusch and the culture of being; and Patricio Guerrero Arias and the corazonar. All of them helped to think and expand the ecologies proposed by Boaventura de Sousa Santos. Through a decolonial optic, the interconnection of these concepts allowed to understand the daimista rituals as a school where the learnings are processed in the interaction between humans and other subjects, in a dialogic-musical way. I verified the thesis that Santo Daime is a musical education where different ecologies are experienced, such as: knowledge, religious, musical, temporalities, worlds and places, subjects, (inter)subjectivities, the self and the internal/external. Many of them had not yet been theoretically identified and are intrinsically related to the idea of energy, as a vibrational frequency, as an ontological principle that underlies the wisdom of the Queen of the Forest school. Therefore, this research implodes several epistemological certainties inherent to the dominant academic logic, which restricts ways of teaching and learning to intellectual reason, and reduces education to the school environment, as well as to human relationships.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subject.otherSanto Daime (Culto)pt_BR
dc.subject.otherXamanismopt_BR
dc.subject.otherAyahuascapt_BR
dc.subject.otherEcologiapt_BR
dc.subject.otherMúsica na educaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherIntersubjetividadept_BR
dc.subject.otherProfessores de músicapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3665-
dc.date.accessioned2023-09-05T18:33:13Z-
dc.date.available2023-09-05T18:33:13Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa realizei uma tradução intercultural com o intuito de traduzir por meio dos sujeitos, lugares e modos outros de ensinar e aprender, a relação entre música e educação no Santo Daime e explicar como as ecologias podem ser vivenciadas nesse processo educativo. Para tanto utilizei dados oriundos de três fontes: bibliográfica, o que engloba a revisão da literatura; documental, desenvolvida pela pesquisa com hinários; e trabalho de campo, realizado por meio de formulários online e entrevistas com daimistas que vivenciaram processos de recebimento de hinos. Como objetivos específicos busquei traduzir a relação entre música e educação no Santo Daime e a função pedagógica dos hinos; identificar os sujeitos, lugares e modos outros de ensinar e aprender que caracterizam a educação musical do Santo Daime; compreender de que forma se desenvolve, no Santo Daime, o processo de ensino e aprendizagem de hinos mediados por sujeitos outros; assim como explicar quais ecologias se expressam na educação musical do Santo Daime e como elas podem ser vivenciadas. A fim de cumprir com os objetivos propostos, percorri caminhos teóricos baseados nos seguintes autores e seus respectivos conceitos: Eduardo Viveiros de Castro e o perspectivismo; Rodolfo Kusch e a cultura do estar; e Patricio Guerrero Arias e o corazonar. Todos eles ajudaram a pensar e a ampliar as ecologias propostas por Boaventura de Sousa Santos. Por meio de uma ótica descolonial, a interconexão desses conceitos permitiram entender os rituais daimistas como uma escola onde os aprendizados se processam na interação entre humanos e sujeitos outros, de uma forma dialógico-musical. Constatei a tese de que o Santo Daime se trata de uma educação musical onde se vivenciam diversas ecologias, como: de saberes, religiosa, musical, das temporalidades, de mundos e lugares, de sujeitos, de (inter)subjetividades, do eu e do interno/externo. Muitas delas ainda não haviam sido identificadas teoricamente e estão intrinsecamente relacionadas a ideia da energia, enquanto frequência vibracional, como princípio ontológico que fundamenta as sabedorias da escola da Rainha da Floresta. Portanto, esta pesquisa implode várias certezas epistemológicas inerentes à lógica acadêmica dominante, que restringe as formas de ensinar e aprender à razão intelectiva, e reduz a educação ao ambiente escolar, assim como às relações humanas.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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