Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3669
Autor(es): Roesch, Bruna Gabrielly
Título: Estratégias de comunicação digital dos clubes de livros por assinatura : uma análise dos clubes Skoob, Intrínsecos e Tag Livros.
Data do documento: 2022
Resumo: O mercado editorial impresso vem sofrendo para manter sua sobrevivência devido ao baixo índice de leitura entre os brasileiros e, em parte, pela concorrência dos e-books. Para combater esta fragilidade, surgem os clubes de livros por assinatura, que visam recuperar a essência de leitura e tornar a mesma um hábito. A fim de entender de que modo este processo vem ocorrendo, estabelecemos como problema de pesquisa a seguinte questão: quais as estratégias digitais de comunicação adotadas pelos clubes de livros por assinatura brasileiros Clube Skoob, Intrínsecos e TAG Livros para manterem-se no mercado, contribuindo com o negócio do livro e fortalecendo o hábito da leitura? Estabelecemos como objetivo geral identificar e compreender as estratégias de comunicação digital usadas pelos clubes de livros por assinatura no perfil da rede social Instagram para manter associados e atrair novos, fortalecendo o negócio do livro e estimulando o hábito de leitura. Já os objetivos específicos são: entender qual o papel dos clubes de livros por assinatura no cenário contemporâneo do mercado literário; compreender a importância da rede social Instagram para esses clubes se manterem no mercado literário e, por fim, detectar se o uso desta rede social é assertivo para atrair novos públicos e fidelizar seus sócios por meio das distintas estratégias de comunicação digital. Através da pesquisa bibliográfica, de uma análise de conteúdo e da aplicação de um questionário, levantamos dados que evidenciam como principais estratégias digitais o uso de divulgação on-line e em mídias sociais. Os dados obtidos através do questionamento ao público, nos mostrou que o conteúdo que lhes agrada dentro do Instagram seriam spoiler de itens enviados, indicação de leituras, além de memes. O formato de conteúdos foi elencado os vídeos reels e carrossel. O público também mostrou preferência por conteúdos que aproximem o clube do seu seguidor.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Clubes de livros
Comunicações digitais
Livros - Comércio
Redes sociais online
Instagram (Rede social on-line)
Interesses na leitura
Orientador(es): Lindemann, Cristiane
Aparece nas coleções:Publicidade e Propaganda

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