Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRoesch, Bruna Gabrielly-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEstratégias de comunicação digital dos clubes de livros por assinatura : uma análise dos clubes Skoob, Intrínsecos e Tag Livros.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorLindemann, Cristiane-
dc.degree.departmentCurso de Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherClubes de livrospt_BR
dc.subject.otherComunicações digitaispt_BR
dc.subject.otherLivros - Comérciopt_BR
dc.subject.otherRedes sociais online-
dc.subject.otherInstagram (Rede social on-line)-
dc.subject.otherInteresses na leitura-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3669-
dc.date.accessioned2023-09-21T12:50:21Z-
dc.date.available2023-09-21T12:50:21Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO mercado editorial impresso vem sofrendo para manter sua sobrevivência devido ao baixo índice de leitura entre os brasileiros e, em parte, pela concorrência dos e-books. Para combater esta fragilidade, surgem os clubes de livros por assinatura, que visam recuperar a essência de leitura e tornar a mesma um hábito. A fim de entender de que modo este processo vem ocorrendo, estabelecemos como problema de pesquisa a seguinte questão: quais as estratégias digitais de comunicação adotadas pelos clubes de livros por assinatura brasileiros Clube Skoob, Intrínsecos e TAG Livros para manterem-se no mercado, contribuindo com o negócio do livro e fortalecendo o hábito da leitura? Estabelecemos como objetivo geral identificar e compreender as estratégias de comunicação digital usadas pelos clubes de livros por assinatura no perfil da rede social Instagram para manter associados e atrair novos, fortalecendo o negócio do livro e estimulando o hábito de leitura. Já os objetivos específicos são: entender qual o papel dos clubes de livros por assinatura no cenário contemporâneo do mercado literário; compreender a importância da rede social Instagram para esses clubes se manterem no mercado literário e, por fim, detectar se o uso desta rede social é assertivo para atrair novos públicos e fidelizar seus sócios por meio das distintas estratégias de comunicação digital. Através da pesquisa bibliográfica, de uma análise de conteúdo e da aplicação de um questionário, levantamos dados que evidenciam como principais estratégias digitais o uso de divulgação on-line e em mídias sociais. Os dados obtidos através do questionamento ao público, nos mostrou que o conteúdo que lhes agrada dentro do Instagram seriam spoiler de itens enviados, indicação de leituras, além de memes. O formato de conteúdos foi elencado os vídeos reels e carrossel. O público também mostrou preferência por conteúdos que aproximem o clube do seu seguidor.pt_BR
Aparece nas coleções:Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Gabrielly Roesch.pdf2.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons