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dc.contributor.authorSilveira, Jonathan Linhares-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titlePráticas educativas em espaços de privação de liberdade : uma revisão sistemática de teses e dissertações na área da educação.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSimon, Everton Luiz-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is about educational practices in non-formal spaces, especially those where people are deprived of their liberty, and sought to understand experiences in Education-Work with a view to educational practices in prisons, which are seen as an effective device for re-socializing people deprived of their liberty. The question guiding this research is based on understanding what informs the production of theses and dissertations in the field of education on educational practices in places of deprivation of liberty. Therefore, a systematic review of theses and dissertations on educational practices in places of deprivation of liberty was carried out, seeking to identify what they are and how they occur. At the same time, the specific objectives are: a) to understand the experiences in Education Work with a view to educational practices in prisons, which are perceived as an effective device for the resocialization of people deprived of their liberty; b) to carry out a systematic review of theses and dissertations that deal with educational practices in spaces of deprivation of liberty, seeking to identify what they are and how they occur. This qualitative investigation mapped, systematized and understood the corpus of academic productions, especially theses and dissertations produced by researchers in postgraduate programs in Education, which deal with educational practices in places of deprivation of liberty. In the analysis process, based on elements of Textual Discourse Analysis, tools were developed for organizing, categorizing and interpreting the data, using Excel. The results of the analysis and the findings produced a synthesis of the data and the systematized contexts of the research, which are presented in Chapter III. The results derived from the analysis process will be described, analyzed and presented in Chapter IV of this dissertation.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherPrisioneiros - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação não formalpt_BR
dc.subject.otherRevisão bibliográficapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3695-
dc.date.accessioned2023-11-23T14:39:23Z-
dc.date.available2023-11-23T14:39:23Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação versa sobre práticas educativas em espaços não formais, em especial, os de privação de liberdade, e buscou compreender as experiências em Educação-Trabalho com vistas às práticas educativas em instituições prisionais, estas percebidas como um efetivo dispositivo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade. A questão que orienta a presente pesquisa se fundamenta em compreender o que informa a produção de teses e dissertações na área da Educação sobre as práticas educativas em espaços de privação de liberdade. Portanto, realizou-se uma revisão sistemática de teses e dissertações que versam sobre as práticas educativas em espaços de privação de liberdade, procurando identificar quais são e como ocorrem. Ao mesmo tempo, os objetivos específicos se encaminham para: a) compreender as experiências em Educação- Trabalho com vistas às práticas educativas em instituições prisionais, estas percebidas como um efetivo dispositivo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade; b) realizar uma revisão sistemática de teses e dissertações que versam sobre práticas educativas em espaços de privação de liberdade, procurando identificar quais são e como ocorrem. A presente investigação, de natureza qualitativa, mapeou, sistematizou e compreendeu o corpus de produções acadêmicas, sobretudo teses e dissertações produzidas por pesquisadores e pesquisadoras em programas de pós-graduação em Educação, que versam sobre as práticas educativas em espaços de privação de liberdade. No processo de análise, com base em elementos da Análise Textual Discursiva, foram desenvolvidos instrumentos de organização, categorização e interpretação dos dados, utilizou-se o Excel. Dos resultados da análise e dos achados se produziu uma síntese dos dados e dos contextos sistematizados das pesquisas que foram apresentados no capítulo III. Os resultados derivados do processo de análise serão descritos, analisados e apresentados no capítulo IV dessa dissertação.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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