Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3701
Autor(es): Leal, Luiza Tamara de Almeida
Título: Docência e pós-graduação stricto sensu : neoliberalismo e processos de subjetivação.
Data do documento: 2023
Protocolo CEP: 58545922.1.0000.5343
Resumo: As/os professoras/res da pós-graduação possuem uma lógica de trabalho acirrada, marcada pela produtividade. Desde os anos de 1996/1997, a agência estatal de financiamento, regulação e controle, CAPES, é responsável pela avaliação da pós-graduação stricto sensu. A partir disso, os critérios quantitativos de produção acadêmica foram intensificados. O presente estudo busca entender quais os efeitos dessa lógica avaliativa - compreendida aqui como neoliberal - sobre os modos de subjetivação de professoras/es de pós-graduação stricto sensu. Para tanto, utilizou-se a cartografia conforme proposta de Deleuze e Guattari e para produção de dados foi usado o diário de campo e entrevistas individuais. A pesquisa se deu junto às/aos docentes de pós-graduação stricto sensu de um programa de mestrado, em uma Universidade da Região Sul do Brasil, no total, participaram 14 sujeitos. Para acompanhar as narrativas e os campos de forças que compõem dialogou-se com os estudos foucaultianos e deleuzianos. Por fim, a partir da análise dos dados emergiram dois marcadores de análise: "Docentes de pós-graduação e a forma empresa", que discute como estas/es são subjetivados por esta lógica, operando a partir de uma busca constante por investimento em si, (re)produzindo uma forma empresa, a qual é marcada pelo acirramento competitivo da lógica empresarial. E a "Docência: linhas de fugas e formas de vida", aborda-se como as/os professores inventam formas de estarem na docência, compondo outros modos de vida no exercício da função, mesmo que atravessados pela exigência de produtividade.
Resumo em outro idioma: The professors of the post-graduation program have a logic of fierce work, marked by productivity. Since the years 96/97, the state agency for financing, regulation and control, CAPES, is responsible for the evaluation of stricto sensu graduate studies. From this, the quantitative criteria of academic production were intensified. The present study seeks to understand the effects of this evaluative logic – understood here as neoliberal – on the modes of subjectivation of stricto sensu graduate teachers. To this end, cartography was used as proposed by Deleuze and Guattar and for data production the field diary and individual interviews were used. The research took place with the stricto sensu graduate professors of a master's program at a University in the South of Brazil, in total, 14 subjects participated. To follow the narratives and the fields of forces that compose it, we dialogued with Foucauldian and Deleuzian studies. Finally, from the analysis of the data, two markers of analysis emerged: "Professors of graduate studies and the company form", which discusses how these are subjectified by this logic, operating from a constant search for investment in itself, (re)producing a company form, which is marked by the competitive intensification of the business logic. And the "Teaching: lines of escapes and forms of life", addresses how teachers invent ways of being in teaching, composing other ways of life in the exercise of the function, even if crossed by the requirement of productivity.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Neoliberalismo
Subjetividade
Professores
Educação - Pós-graduação
Pós-graduação
Produtividade do trabalho
Professores universitários
Orientador(es): Hillesheim, Betina
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia - Mestrado

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