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dc.contributor.authorCosta, Euna Nayara Cordeiro da-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleCuidados com a saúde mental infantil no contexto escolar : uma proposta de intervenção.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGarcia, Edna Linhares-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractChildren’s mental health is an extremely relevant topic nowadays, considering the global scenario of child psychiatric illnesses, as pointed out by the increasing number of referrals of this public to specialized health services. Several factors contribute to the promotion of child mental health, among them the environment in which the child is inserted. In this context, the school environment plays na essencial role in the development of health promoting actions, with the teacher as the main agent in this process.This study presents an intervention research aimed to analyze how care for child mental health is being developed in the public municipal schools in the city of Teresina, Piauí, Brazil. As the intervention proposals, two discussion groups and two pedagogical workshops were conducted between August and November 2023, with the participation of professionals working in the researched schools. The data collected were analyzed on Bardin's Content Analysis methodology. Four thematic axes were constructed for the analysis: a) The school as a promoter of child mental health; b) Teacher training for mental health promotion; c) School inclusion; d) Family as a promoter factor of mental health. The research participants demonstrate knowledge put together through their experiences as teachers and brief readings of the study object, what indicates the importance of promoting actions focused on education professionals for them to embody on more assertive pedagogical strategies .related to school mental health in a school enviroment, providing a full development to its individuals. It is believed that studies like this one can contribute to the planning actions concentrated to the theme of mental health in schools and are able to implicate larger systems with public policies in health, education and social assistance.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherSaúde mentalpt_BR
dc.subject.otherInfânciapt_BR
dc.subject.otherServiços de Saúde Escolarpt_BR
dc.subject.otherPromoção da saúdept_BR
dc.subject.otherPsicologia escolarpt_BR
dc.subject.otherPsicologia da criançapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3703-
dc.date.accessioned2024-01-17T14:55:59Z-
dc.date.available2024-01-17T14:55:59Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA saúde mental infantil é um tema relevante na atualidade, considerando o cenário mundial de adoecimento psíquico infantil, que é evidenciado pelo crescente número de encaminhamentos deste público aos serviços de saúde especializada. Vários fatores contribuem para a promoção dessa temática, dentre eles o ambiente no qual a criança está inserida. Nesse contexto, tem-se no ambiente escolar, um espaço necessário para o desenvolvimento de ações promotoras de saúde, sendo o professor agente único neste trabalho. Este trabalho apresenta uma pesquisa- intervenção que teve como objetivo geral analisar como são desenvolvidos os cuidados com a saúde mental infantil nas escolas da rede pública municipal da cidade de Teresina-PI. Como proposta de intervenção foram desenvolvidas oficinas pedagógicas que ocorreram entre agosto e novembro de 2022, que contou com participação dos profissionais que atuam nas escolas pesquisadas. Os dados produzidos foram gerados a partir das entrevistas realizadas, embasadas na Análise de Conteúdo de Bardin. Eixos temáticos norteadores da discussão e análise: a) A escola enquanto promotora de saúde mental infantil; b) Formação de professores para promoção da saúde mental; c) Inclusão escolar; d) Família como agente promotor de saúde mental. Os interlocutores da pesquisa foram 15 profissionais que atuam na escola, sendo 9 professores e 6 diretores , os quais demonstraram um conhecimento construído ao longo das suas experiências enquanto professores e, com leituras breves sobre a temática em estudo, o que aponta a importância de promover ações com foco nos profissionais da educação, para que eles possam incorporar em suas práticas pedagógicas, estratégias mais assertivas quanto a saúde mental em ambiente escolar, possibilitando a este espaço o desenvolvimento integral. Acredita-se que estudos como este, possa contribuir para o planejamento de ações direcionadas ao tema da saúde mental nas escolas e consigam envolver sistemas maiores com políticas públicas de saúde, educação e assistência social.pt_BR
dc.description.protocolo5.194.621pt_BR
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