Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3704
Autor(es): | Santos, Andréa da Silva Dantas |
Título: | A docência e seus (des)prazeres no contexto da educação infantil. |
Data do documento: | 2023 |
Protocolo CEP: | 03 de Maio de 2022 |
Resumo: | Ao longo dos anos, devido ao seu contexto histórico, a profissão docente, no âmbito da educação infantil enfrentou desafios na tentativa de firmar o seu valor social educativo. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral identificar e analisar os processos de produção de saúde e adoecimento no exercício da profissão docente na educação infantil na perspectiva das professoras. E como objetivos específicos descrever o entendimento sobre os processos de produção de saúde mental vivenciados pelas professoras da educação infantil no ambiente escolar; caracterizar o sofrimento vivido a partir de elementos elencados nas narrativas das professoras e apontar o reflexo do desgaste mental dessas professoras com a ampliação dos processos de trabalho no contexto da Pandemia da Covid-19. A perspectiva metodológica que fundamenta esta pesquisa foi a exploratória de cunho qualitativo, com método de abordagem focado na análise dos sentidos a partir da perspectiva teórica-metodológica de Spink. Como proposta de intervenção foram realizados encontros de grupos focais nos meses de agosto e setembro de 2022, com a participação de 30 professoras, atualmente atuantes nos seis Centros municipais de educação infantil onde aconteceram os encontros. A narrativa das participantes da pesquisa, denotam ambivalência em relação às questões que geram prazer e desprazer no exercício da docência na educação infantil, a necessidade de reconhecimento e valorização profissional e melhores condições de trabalho. Dessa forma, evidencia-se que é necessário que haja políticas públicas voltadas para melhorias no exercício da profissão docente na educação infantil, pois saúde e educação são condições preponderantes para o desenvolvimento humano e social. A partir dos encontros dos grupos focais, apresenta-se como resultado deste estudo, o produto técnico: Trabalho docente no contexto da educação infantil e saúde mental, uma cartilha eletrônica que apresenta informações que possibilitam gerar reflexões sobre trabalho e saúde da trabalhadora docente da educação infantil. |
Resumo em outro idioma: | Over the years, due to its historical context, the teaching profession, within the scope of early childhood education, has faced challenges in an attempt to establish its educational social value. Thus, the present study has the general objective of identifying and analyzing the production processes of health and illness in the exercise of the teaching profession in early childhood education from the perspective of the teachers. And as specific objectives to describe the understanding about the mental health production processes experienced by early childhood education teachers in the school environment; characterize the suffering experienced based on elements listed in the teachers' narratives and point out the reflection of the mental exhaustion of these teachers with the expansion of work processes in the context of the Covid-19 Pandemic. The methodological perspective that underlies this research was exploratory with a qualitative nature, with an approach method focused on the analysis of the senses from Spink's theoretical-methodological perspective. As an intervention proposal, focus group meetings were held in August and September 2022, with the participation of 30 teachers, currently working in the six municipal Early Childhood Education Centers where the meetings took place. The narrative of the research participants, denote ambivalence in relation to the issues that generate pleasure and displeasure in the exercise of teaching in early childhood education, the need for professional recognition and appreciation and better working conditions. Thus, it is evident that there is a need for public policies aimed at improving the teaching profession in early childhood education, as health and education are preponderant conditions for human and social development. From the meetings of the focus groups, the technical product is presented as a result of this study: Teaching work in the context of early childhood education and mental health, an electronic booklet that presents information that makes it possible to generate reflections on work and health of the teaching worker in education childish. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Saúde mental Infância Serviços de Saúde Escolar Promoção da saúde Psicologia escolar Psicologia da criança Educação de criança |
Orientador(es): | Garcia, Edna Linhares |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia - Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Andréa da Silva Dantas Santos.pdf | 3.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons