Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3715
Autor(es): Seberino, Ana Clara
Título: Jornalismo no TikTok: uma análise do portal de notícias G1.
Data do documento: 2023
Resumo: A presente monografia analisa as estratégias e critérios de noticiabilidade que regem a produção de conteúdo para o TikTok pelo veículo de comunicação G1. A escolha do tema é baseada na influência que as redes sociais exercem na performance jornalística e na necessidade dos veículos de comunicação e profissionais do jornalismo em se inserirem no meio digital por motivos econômicos e de cumprir o papel de interesse público. Para a realização da pesquisa optou-se por uma revisão bibliográfica acerca de temas como plataformização do jornalismo, jornalismo e entretenimento e jornalismo audiovisual. Também foi utilizada uma análise de conteúdo qualitativa de 182 vídeos coletados em dois períodos distintos. Com os resultados, concluiu-se que a produção do portal de notícias G1 no TikTok ainda é extremamente pautada por critérios de noticiabilidade tradicionais, mas que com a necessidade de alcance do público foi adicionado o critério de propagabilidade na produção de conteúdo jornalístico.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Jornalismo
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Mídia digital
Jornalismo
Mídia social
Comunicação
Jornalismo eletrônico
Sites da web
Inovações tecnológicas
Redes sociais online
Orientador(es): Lindemann, Cristiane
Aparece nas coleções:Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ana Clara Seberino.pdf3.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons