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dc.contributor.authorDummel, Simone da Cruz-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEducação biocêntrica : o corazonar potencializando a inteligência afetiva nos adolescentes.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMenezes, Ana Luisa Teixeira de-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractAdolescence has been discussed for a long time by several authors that aim to comprehend how these youngsters behave and relate among themselves and with other people, considering that afflictions, matches and mismatches are felt and experienced in their maturing process, though not always they healthily experience this plurality of feelings. For this reason, this research intervention aimed to comprehend how Biocentric Education and Corazonar can help develop the affective intelligence in adolescents. This has been a qualitative study, with an intervention participant research as method, where culture circles were used, with the intent of building knowledge through experiences and reflexions on the dialogs built. Five meetings were held, with 10 adolescents with ages between 14 and 15 years old. The procedure of data reflection, considering these are sensitive and subjective aspects, was performed with the assumptions of Jung’s symbolic thinking (symbolic amplification). By the end of the research, it was possible to comprehend how Biocentric Education enables to produce a socio-emotional and affective learning, enhancing a corazonar of emotions and experiences lived by these adolescents facing their adversities, providing strengthening and a construction of meaning in their relationship with themselves and with others.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducação - Filosofiapt_BR
dc.subject.otherRelações humanaspt_BR
dc.subject.otherInteligência emocionalpt_BR
dc.subject.otherEducação pelo movimentopt_BR
dc.subject.otherAdolescentespt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3743-
dc.date.accessioned2024-03-01T19:47:31Z-
dc.date.available2024-03-01T19:47:31Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA adolescência tem sido há muito tempo discutida por diversos autores que buscam compreender como esses jovens se comportam e se relacionam entre si e com os outros, tendo em vista que aflições, encontros e desencontros são sentidos e vivenciados em seu processo de amadurecimento, mas nem sempre essa pluralidade de sentir é vivenciada de forma saudável emocionalmente. Por essa razão, essa pesquisa-intervenção buscou compreender como a Educação Biocêntrica e o Corazonar podem desenvolver a inteligência afetiva nos adolescentes. O estudo foi qualitativo, tendo como método a pesquisa participante do tipo intervenção, onde foi utilizado círculos de cultura com o intuito de construir conhecimento através da vivência e reflexão do diálogo construído. Foram realizados 5 encontros com 10 adolescentes com idades entre 14 e 15 anos. O procedimento de reflexão dos dados, por se tratar de aspectos sensíveis e subjetivos, se deu através dos pressupostos do pensamento simbólico de Jung (amplificação simbólica). Ao término da pesquisa, foi possível compreender o quanto a Educação Biocêntrica possibilita produzir um aprendizado socioemocional e afetivo, potencializando um corazonar das emoções e das vivências desses adolescentes diante das adversidades enfrentadas por eles, proporcionando um fortalecimento e uma construção de significado na sua relação consigo e com os outros.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia - Mestrado

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