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http://hdl.handle.net/11624/3745
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, João Batista da | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Desafios para o letramento de estudantes surdos e o ensino de Língua Portuguesa como L2. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Ayres, Carlos Renê | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.description.abstract | This study addresses the theme of the inclusion of deaf students, highlighting its relevance in promoting equality of opportunities and diversity. The focus is on the trajectory of deaf education and its inclusion in the Brazilian educational context. To do so, we investigate the challenges and advancements related to bilingualism and the inclusion of deaf students, with an emphasis on the importance of the Portuguese Language as L2 in teaching in inclusive or bilingual schools. We explore legal aspects that support the inclusion of deaf students, highlighting the legal framework, including the Federal Constitution, the Brazilian Sign Language Recognition Act, the National Education Guidelines Law, and the National Common Core Curriculum, among others. We acknowledge the importance of understanding these guidelines in the formulation of inclusive policies. Furthermore, we discuss the concept of inclusion, highlighting the view that all students deserve equal rights and opportunities regardless of their differences. We analyze the role of inclusive and bilingual regular schools, emphasizing guiding principles and challenges in the implementation of bilingual education proposals. We problematize the perspective of literacy in Portuguese as L2 teaching contexts. The study also explores the importance of written Portuguese for deaf students and the challenges it presents. We investigate written production, with an emphasis on the narrative genre. The methodology included bibliographic analysis, consultation of legislation and normative documents on curricular proposals for bilingual education. Data collection involved questionnaires and a qualitative and quantitative case study approach. The results were analyzed, focusing on bilingual teaching, language interaction, and challenges in written production. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject.other | Escrita | pt_BR |
dc.subject.other | Pessoas com deficiência auditiva - Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de pessoas com deficiência auditiva | pt_BR |
dc.subject.other | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.other | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/3745 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-04T13:14:49Z | - |
dc.date.available | 2024-03-04T13:14:49Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo aborda a temática inclusão de estudantes surdos, destacando sua relevância na promoção da igualdade de oportunidades e diversidade. O foco reside na trajetória da educação para surdos e sua inclusão no contexto educacional brasileiro. Para tal, investigamos os desafios e avanços relacionados ao bilinguismo e à inclusão de estudantes surdos, com ênfase na importância da Língua Portuguesa como L2 no ensino em escolas inclusivas ou bilíngues. Exploramos aspectos legais que respaldam a inclusão de estudantes surdos, destacando o arcabouço jurídico, incluindo a Constituição Federal, a Lei de Reconhecimento da LIBRAS, a LDB e a BNCC, entre outros. Reconhecemos a importância de compreender essas diretrizes na formulação e políticas inclusivas. Além disso, discutimos o conceito de inclusão, destacando a visão de que todos os alunos merecem igualdade de direitos e oportunidades, independentemente de suas diferenças. Analisamos o papel das escolas regulares inclusivas e bilíngues, destacando princípios orientadores e desafios na implementação de proposta para a educação bilíngue. Problematizamos a perspectiva do letramento em contextos de ensino de Língua Portuguesa como L2. O estudo também explora a importância da escrita em Língua Portuguesa para estudantes surdos e os desafios que ela apresenta. Investigamos a produção escrita, com ênfase no gênero narrativo. A metodologia incluiu análise bibliográfica, consulta à legislação e a documentos normativos sobre propostas curriculares para a educação bilíngue. Houve coleta de dados por questionários, e estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados foram analisados, enfocando o ensino bilíngue, a interação entre as línguas, e os desafios na produção escrita. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
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