Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3747
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dc.contributor.authorMattos, Vanessa Garcia de-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO sobrenatural no documentário : investigando tempos e espaços culturais em três narrativas brasileiras.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorLindemann, Cristiane-
dc.contributor.advisorcoFelippi, Ângela Cristina Trevisan-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractThis research aims to identify the cultural times and spaces evident in Brazilian documentary narratives that address the supernatural theme, within a corpus of three contemporary short documentaries: Phantasma do Paquetá (Paloma Martins and Nilton Ferreira, 2008), Aconteceu no ABC (Bero Carvalho and Jhony Gusmão, 2010), and Em busca do Unhudo (Carlos Carvalho Cavalheiro, 2013). By cultural times and spaces, we understand the markers that allow the analysis of the relationships established between the theme and the narrative product, within a Latin American cultural perspective. The research is grounded on the cultural perspective highlighted in the studies of Jesús Martín-Barbero (2003, 2008, 2009, 2018), in conjunction with Motta's Critical Analysis of Narrative (2013), theoretical and methodological contributions used in the development of an analytical protocol adapted to the investigation. Considering the concentration area of the Graduate Program in Literature, focused on reading, we contemplate in this study the specificities of audiovisual language related to our object of study, based on concepts of cinematic narrative pointed out by Metz (2014) and Martin (2005). Regarding the documentary, for a comprehensive understanding, we anchor ourselves in the consolidated work of Nichols (2016), and concerning the specificities of the Brazilian product, we highlight the analyses of Lins and Mesquita (2011), who focus primarily on contemporary documentary. Regarding the supernatural, we start by clarifying issues relevant to its conceptualization as an element that opposes the real, through the texts of Berger (1997) and Xatara (2004). Subsequently, we seek to highlight its use in the context of the fantastic genre as a r ecurring theme, based on the studies of Todorov (1975) and Furtado (1980). In the analysis of the documentaries, in general, we perceive that the examined works tend to place their stories in a period distant from their contemporaneity but project echoes in the present, both through recovered memory and the lived experience of the portrayed communities. The spaces seem to suggest a connection between popular culture, belief, and religiosity, based on the traditions of groups inhabiting less developed or more remote areas from urban zones.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherDocumentário (Cinema)pt_BR
dc.subject.otherSobrenaturalpt_BR
dc.subject.otherCultura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subject.otherCinema brasileiropt_BR
dc.subject.otherRealismopt_BR
dc.subject.otherEspaço e tempopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3747-
dc.date.accessioned2024-03-04T14:44:41Z-
dc.date.available2024-03-04T14:44:41Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo a identificação dos tempos e espaços culturais evidenciados na narrativa documentária brasileira que aborda a temática sobrenatural, em um corpus de três documentários de curta-metragem contemporâneos: Phantasma do Paquetá (Paloma Martins e Nilton Ferreira, 2008), Aconteceu no ABC (Bero Carvalho e Jhony Gusmão, 2010) e Em busca do Unhudo (Carlos Carvalho Cavalheiro, 2013). Por tempos e espaços culturais, compreendemos os marcadores que permitem analisar as relações estabelecidas entre o tema e o produto narrativo, dentro de uma perspectiva cultural latino-americana. A pesquisa fundamenta-se na perspectiva cultural evidenciada nos estudos de Jesús Martín-Barbero (2003, 2008, 2009, 2018), em conjunto com a Análise Crítica da Narrativa de Motta (2013), aportes teórico-metodológicos utilizados na elaboração de um protocolo analítico adaptado à investigação. Considerando a área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Letras, voltada à leitura, contemplamos neste estudo as especificidades da linguagem audiovisual relacionada ao nosso objeto de estudo, a partir de conceitos da narrativa cinematográfica apontados por Metz (2014) e Martin (2005). Sobre o documentário, para uma compreensão geral, nos ancoramos no trabalho consolidado de Nichols (2016) e, em relação às singularidades do produto brasileiro, destacamos as análises de Lins e Mesquita (2011), que direcionam seu enfoque, sobretudo, para o documentário contemporâneo. No que se refere ao sobrenatural, partimos do esclarecimento de questões pertinentes à sua conceituação, enquanto elemento que se contrapõe ao real, por meio dos textos de Berger (1997) e Xatara (2004). Em seguida, buscamos evidenciar seu uso no contexto do gênero fantástico como um tema frequente, a partir dos estudos de Todorov (1975) e Furtado (1980). Na análise dos documentários, de maneira geral, percebemos que as obras examinadas tendem a situar suas histórias em um período distante de sua contemporaneidade, mas que projeta ecos no presente, tanto por via da memória recuperada quanto da própria vivência das comunidades retratadas. Já os espaços parecem sugerir uma conexão entre a cultura popular, a crença e a religiosidade, baseada nas tradições dos grupos que habitam lugares menos desenvolvidos ou mais afastados da zona urbana.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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