Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3751
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Bruno Felix da Costa | - |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Epistemologia da educação musical na Fundarte : (re)ações do ensino em arte. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Richter, Sandra Regina Simonis | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | This doctoral thesis in Education was developed within the research line of Language, Intercultural Experience, and Education and with the Poetic Studies: Education and Language research group (UNISC/CNPq). It aimed to scrutinize the Epistemology of Music Education at the Municipal Foundation of Arts in Montenegro - Fundarte. Hence, this work is driven by the question “How is the Epistemology of Music Education constituted at Fundarte?” and developed and justified by the possibilities of (retro)interactions between Education and Music Education, which have corroborated the understanding of knowledge through education in the arts by all individual-subjects who have allowed themselves to (co)exist in the context of the Basic Course at Fundarte (Visual Arts, Dance, Music, and Theater) between 1973 and 2023. In this sense, the theoretical-reflective foundation proposed is based on Complexity of Knowledge, Education, and Music Education. The methodology employed in this study was rooted in Complex Methodology, shaped by a comprehensive theoretical-reflective approach. This approach encompassed the processes of reading, interpretation, interaction, and the (re)organization of knowledge into written language. Therefore, it is posited that the Epistemology of Musical Education is inherently provisional, subject to the evolving information presented in this study, and vulnerable to the inherent risks of error, illusion, and ignorance that constrain our understanding of knowledge itself. This study ultimately establishes a connection with Visual Arts, Dance, and Theater, creating a unique space for cross-disciplinary exploration within a shared temporal existence. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Música - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.other | Música na educação | pt_BR |
dc.subject.other | Música | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Música - Arte | pt_BR |
dc.subject.other | Artes | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/3751 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-04T19:32:25Z | - |
dc.date.available | 2024-03-04T19:32:25Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta Tese de Doutorado em Educação foi desenvolvida junto à Linha de Pesquisa Linguagem, Experiência Intercultural e Educação e ao Grupo de Pesquisa "Estudos Poéticos: Educação e Linguagem" (UNISC/CNPq), com o objetivo de interrogar a Epistemologia da Educação Musical na Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Fundarte. É conduzida pelo questionamento: como se constitui a Epistemologia da Educação Musical na Fundarte? O seu desenvolvimento se justificou diante das possibilidades de (retro)interações entre a Educação e a Educação Musical, as quais puderam corroborar a compreensão sobre o conhecimento por meio da Educação em arte, por parte de todos os sujeito-indivíduos que se permitiram (com)viver no contexto do Curso Básico da Fundarte (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) - entre os anos de 1973 e 2023. Nesse sentido, a fundamentação teórico-reflexiva é proposta a partir dos campos da Complexidade do Conhecimento, da Educação e da Educação Musical. Os procedimentos adotados para a sua realização foram conduzidos por meio da Metodologia Complexa, configurada pelo Método teórico-reflexivo-complexo, que incluiu os processos de leitura, interpretação, interação e (re)organização dos conhecimentos transformados em linguagem-escrita, os quais resultaram nas Cartas Narrativas-Acadêmicas que compõem este estudo. Assim, compreende-se que a Epistemologia da Educação Musical está para a sua provisoriedade no tempo - à mercê das informações que a circunscrevem neste estudo - nos eminentes riscos ao erro, à ilusão e à ignorância que limitam o conhecimento do conhecimento, que cerceiam e complexificam e conectam às condições humanas, ao compreender o que se transforma em linguagem-escrita. Constitui-se, portanto, na conexão com as Artes Visuais, com a Dança e com o Teatro, em um contexto de (com)vivência que proporciona o transitar entre as artes em um único espaço, em um único tempo de existência. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Bruno Felix da Costa Almeida.pdf | 3.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons