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dc.contributor.authorMello, Rosângela Petter-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleOs gêneros textuais na internet : e-m@il.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorFlôres, Onici-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractLanguage is an integral part of cognition and its basic characteristics - flexibility and plasticity - allow and foster behavioral change and constant social, cultural and political agencied by man. The many changes that the language and has caused over time elapsed emerging technological innovations, starting from orality, followed by the creation of writing and printing, to this day with ICTs. Currently, for example, new communication technologies have become part of everyday life as usual, contributing to the emergence of new kinds of texts, among many other consequences. This paper seeks then to investigate the characteristics of e-mail commercial / business, comparing it with the business letter genre, and discuss the possibility that electronic correspondence to have today in the business environment more space than the letter itself . First, it was the theoretical study, which lined the main ideas to be considered in developing the work. Then did the invitation to potential participants in the study that, after accession, provided the data to gather the sample, ie, e-mails sent and received by peers, clients and their supervisors, and beyond the more filled in a questionnaire that inquired about his preference for business letters or emails, comparatively, in their workplace. As a result, we performed the analysis and discussion of the data, selecting the most appropriate electronic messages for the purposes of the study. The first parameter used in the analysis was the feature that seems to be the same in all business correspondence. The e-mail, as the business letter, has the function to start, maintain or finish working contacts between people. After that, based on Bakhtin (1992), were considered the basic characteristics of the genre in question: its thematic content, the formal setting and verbal style of selected e-mails. Finally, it was the contrastive analysis between the email institutional / commercial and business letter, trying to describe similarities and differences.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherCorreio eletrônicopt_BR
dc.subject.otherCorrespondência comercialpt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/375-
dc.date.accessioned2015-08-04T14:45:54Z-
dc.date.available2015-08-04T14:45:54Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA linguagem é parte integrante da cognição e suas características básicas - flexibilidade e plasticidade - permitem e propiciam mudanças de comportamento e constantes transformações sociais, culturais e políticas agenciadas pelo homem. As inúmeras modificações que a linguagem ocasionou e sofreu ao longo dos tempos decorreram das inovações tecnológicas surgidas, já a partir da oralidade, seguindo-se a criação da escrita e da impressão, até os dias de hoje com as TICs. Atualmente, por exemplo, as novas tecnologias da comunicação passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas de forma usual, contribuindo para o surgimento de novos gêneros textuais, dentre outras tantas consequências. Este trabalho propôs-se, então, a investigar as características do e-mail comercial/empresarial, comparando-o com o gênero carta comercial, além de discutir a possibilidade de a correspondência eletrônica ter hoje mais espaço no ambiente empresarial do que a própria carta. Primeiramente, fez-se a fundamentação teórica do estudo, a qual alinhou as principais ideias a serem consideradas no desenvolvimento do trabalho.Em seguida, foi feito o convite aos possíveis participantes do estudo que, depois da adesão, forneceram os dados para reunir a amostra, ou seja, os e-mails que enviaram e receberam de seus pares, de clientes e de suas chefias, tendo além do mais preenchido um questionário que os inquiria a respeito de sua preferência pela utilização de cartas comerciais ou de e-mails, comparativamente, no seu local de trabalho. Na sequência, foi realizada a análise e discussão dos dados, selecionando-se as mensagens eletrônicas mais adequadas aos fins do estudo. O primeiro parâmetro empregado na análise foi o da funcionalidade que parece ser a mesma em toda a correspondência comercial. O e-mail, como a carta comercial, tem a função de iniciar, manter ou finalizar contatos de trabalho entre pessoas. Após, com base em Bakhtin (1992), foram consideradas as características básicas do gênero em pauta: seu conteúdo temático, a configuração formal e o estilo verbal dos e-mails selecionados. Por fim, fez-se a análise contrastiva entre o e-mail institucional/comercial e a carta comercial, buscando-se descrever similaridades e diferenças encontradas.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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