Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/376
Autor(es): Pereira, Aline Elisabete
Título: Um estudo sobre a relação entre o processamento da compreensão de texto e componentes da memória episódica, de trabalho e das funções executivas no envelhecimento.
Data do documento: 2010
Resumo: Nos últimos anos houve um crescimento significativo nas pesquisas sobre o envelhecimento. Mesmo com tal crescimento, há ainda poucas pesquisas que analisam o processamento do texto nesta fase do desenvolvimento humano. Com o avanço da idade e o declínio em algumas capacidades cognitivas, como a memória, por exemplo, o idoso poderá apresentar dificuldades na leitura e, consequentemente, na forma como compreende o texto. Participaram da pesquisa 20 indivíduos, assim agrupados: grupo 1 (G1) com 10 participantes adultos jovens, com 20 a 35 anos de idade; grupo 2 (G2), com 10 participantes adultos idosos, com idades entre 60 e 75 anos. Todos os participantes tinham alto nível de escolaridade, cursando ou tendo concluído o Ensino Superior, isto é, com, no mínimo, 9 de estudo formal. O estudo buscou avaliar e comparar o nível de compreensão de uma narrativa pelo grupo de adultos jovens em relação ao de adultos idosos, buscando identificar possíveis diferenças relacionadas ao envelhecimento normal. Outrossim, buscou-se relacionar o desempenho dos dois grupos com capacidades de memória (memória de trabalho e episódica) e de funções executivas. Para avaliar o processamento utilizamos como instrumento um texto narrativo, seguido de questões de compreensão. Para avaliar o desempenho da memória e das outras funções executivas uma bateria de testes neuropsicológicos foi aplicada. Os resultados mostraram que os adultos idosos apresentam dificuldades significativas na comparação aos jovens, relacionadas à velocidade de processamento, à memória de trabalho e à memória episódica, bem como no controle das funções executivas. Igualmente, os níveis de acurácia foram significativamente mais baixos entre os idosos na comparação com os jovens, em vários tipos de questões de compreensão. O presente estudo, portanto, apesar de não ter dados conclusivos devido ao reduzido número de participantes, pretende contribuir para a ampliação do conhecimento sobre os processos de compreensão leitora no envelhecimento e sua relação com componentes cognitivos no processo de envelhecimento.
Resumo em outro idioma: In the past few years a significant increase in research on aging has been observed. Despite of such increase, there is still a lack of research investigating text processing in this phase of human development. With aging and decline in some cognitive capacities, such as in memory, for instance, the elderly person may face some difficulties in reading and, as a consequence, in the way s/he understands a text. Twenty adults participated in this research, grouped as follows: group 1 (G1) with 10 young adults, aged 20-35; group 2 (G2), with 10 elderly adults, aged 60-75. All participants were highly educated, attending or having concluded a university course, that is, with a minimal of 9 years of formal education. This study aimed to assess and compare the comprehension level of a narrative text by the two groups of adult readers, seeking to identify possible differences related to normal aging. Moreover, we aimed at relate the performance of the two groups with memory capacities (working memory and episodic memory) and executive functions abilities. In order to assess reading comprehension, a narrative text followed by corresponding questions testing comprehension was used. Performance in executive functions and memory abilities was tested by the administration of a battery of neuropsychological tests. Results showed that elderly adults presented significant lower performance as compared to younger adults in processing speed, working memory and episodic memory, as well as in the control of executive functions. Similarly, accuracy levels were significantly lower among the elderly in the comparison to the younger participants in several types of comprehension questions. Thus, although not being conclusive due to the lower sample examined, the study intends to contribute to enlarge our knowledge about reading processes in aging and its relation with cognitive components in the aging brain.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Compreensão na leitura
Memória na velhice
Envelhecimento - Aspectos psicológicos
Cognição em idosos
Orientador(es): Scherer, Lilian Cristine
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

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