Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3761
Autor(es): Plümer, Anna Carolina Prado
Título: A inserção escolar de crianças e adolescentes usuários de CAPS : vivências de professores da educação básica.
Data do documento: 2023
Protocolo CEP: 70840923.4.0000.5343
Resumo: A presença de estigmas em relação às pessoas acometidas por transtornos mentais e que fazem tratamento em Centro de Atenção Psicossociais (CAPS), segundo alguns estudos, ainda está presente em nossa cultura, abrangendo diversos setores da sociedade, inclusive os profissionais da educação e nas escolas. Essa estigmatização pode ter um impacto negativo na qualidade de vida e inserção social de crianças e adolescentes acometidos por alguma questão de doença mental. Considerando tais informações, objetivou-se investigar se as práticas dos professores de crianças e adolescentes que são usuários dos CAPS evidenciam a influência de estigmas. A partir de pesquisa exploratória, foram utilizados questionários qualitativos, aplicados a partir do Google Forms , com professores que lecionam para turmas de 1 ° a 5 ° anos em um pequeno Município do Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul. As reflexões deste estudo destacam a presença de um cenário de in/exclusão escolar, no qual tanto a família quanto o aluno são responsabilizados pelo insucesso da inclusão. Além disso, evidencia-se a percepção dos professores para a falta de preparo por parte dos mesmos para lidar com essa temática específica e a ausência de um trabalho integrado entre os diversos profissionais que acompanham esses estudantes.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Psicologia
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Saúde mental
Desenvolvimento infantil
Estigma (Psicologia social)
Serviços de saúde mental
Educação de base
Professores
Segregação
Segregação na educação
Orientador(es): Saldanha, Olinda Maria de Fátima L.
Aparece nas coleções:Psicologia

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