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dc.contributor.authorPlümer, Anna Carolina Prado-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA inserção escolar de crianças e adolescentes usuários de CAPS : vivências de professores da educação básica.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSaldanha, Olinda Maria de Fátima L.-
dc.degree.departmentCurso de Psicologiapt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherSaúde mentalpt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subject.otherEstigma (Psicologia social)pt_BR
dc.subject.otherServiços de saúde mentalpt_BR
dc.subject.otherEducação de basept_BR
dc.subject.otherProfessorespt_BR
dc.subject.otherSegregaçãopt_BR
dc.subject.otherSegregação na educaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3761-
dc.date.accessioned2024-03-06T19:27:07Z-
dc.date.available2024-03-06T19:27:07Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA presença de estigmas em relação às pessoas acometidas por transtornos mentais e que fazem tratamento em Centro de Atenção Psicossociais (CAPS), segundo alguns estudos, ainda está presente em nossa cultura, abrangendo diversos setores da sociedade, inclusive os profissionais da educação e nas escolas. Essa estigmatização pode ter um impacto negativo na qualidade de vida e inserção social de crianças e adolescentes acometidos por alguma questão de doença mental. Considerando tais informações, objetivou-se investigar se as práticas dos professores de crianças e adolescentes que são usuários dos CAPS evidenciam a influência de estigmas. A partir de pesquisa exploratória, foram utilizados questionários qualitativos, aplicados a partir do Google Forms , com professores que lecionam para turmas de 1 ° a 5 ° anos em um pequeno Município do Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul. As reflexões deste estudo destacam a presença de um cenário de in/exclusão escolar, no qual tanto a família quanto o aluno são responsabilizados pelo insucesso da inclusão. Além disso, evidencia-se a percepção dos professores para a falta de preparo por parte dos mesmos para lidar com essa temática específica e a ausência de um trabalho integrado entre os diversos profissionais que acompanham esses estudantes.pt_BR
dc.description.protocolo70840923.4.0000.5343pt_BR
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