Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3761
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Plümer, Anna Carolina Prado | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A inserção escolar de crianças e adolescentes usuários de CAPS : vivências de professores da educação básica. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Saldanha, Olinda Maria de Fátima L. | - |
dc.degree.department | Curso de Psicologia | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject.other | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Estigma (Psicologia social) | pt_BR |
dc.subject.other | Serviços de saúde mental | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de base | pt_BR |
dc.subject.other | Professores | pt_BR |
dc.subject.other | Segregação | pt_BR |
dc.subject.other | Segregação na educação | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/3761 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-06T19:27:07Z | - |
dc.date.available | 2024-03-06T19:27:07Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | A presença de estigmas em relação às pessoas acometidas por transtornos mentais e que fazem tratamento em Centro de Atenção Psicossociais (CAPS), segundo alguns estudos, ainda está presente em nossa cultura, abrangendo diversos setores da sociedade, inclusive os profissionais da educação e nas escolas. Essa estigmatização pode ter um impacto negativo na qualidade de vida e inserção social de crianças e adolescentes acometidos por alguma questão de doença mental. Considerando tais informações, objetivou-se investigar se as práticas dos professores de crianças e adolescentes que são usuários dos CAPS evidenciam a influência de estigmas. A partir de pesquisa exploratória, foram utilizados questionários qualitativos, aplicados a partir do Google Forms , com professores que lecionam para turmas de 1 ° a 5 ° anos em um pequeno Município do Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul. As reflexões deste estudo destacam a presença de um cenário de in/exclusão escolar, no qual tanto a família quanto o aluno são responsabilizados pelo insucesso da inclusão. Além disso, evidencia-se a percepção dos professores para a falta de preparo por parte dos mesmos para lidar com essa temática específica e a ausência de um trabalho integrado entre os diversos profissionais que acompanham esses estudantes. | pt_BR |
dc.description.protocolo | 70840923.4.0000.5343 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Anna Carolina Prado Plümer.pdf | 570.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons