Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3761
Autor(es): | Plümer, Anna Carolina Prado |
Título: | A inserção escolar de crianças e adolescentes usuários de CAPS : vivências de professores da educação básica. |
Data do documento: | 2023 |
Protocolo CEP: | 70840923.4.0000.5343 |
Resumo: | A presença de estigmas em relação às pessoas acometidas por transtornos mentais e que fazem tratamento em Centro de Atenção Psicossociais (CAPS), segundo alguns estudos, ainda está presente em nossa cultura, abrangendo diversos setores da sociedade, inclusive os profissionais da educação e nas escolas. Essa estigmatização pode ter um impacto negativo na qualidade de vida e inserção social de crianças e adolescentes acometidos por alguma questão de doença mental. Considerando tais informações, objetivou-se investigar se as práticas dos professores de crianças e adolescentes que são usuários dos CAPS evidenciam a influência de estigmas. A partir de pesquisa exploratória, foram utilizados questionários qualitativos, aplicados a partir do Google Forms , com professores que lecionam para turmas de 1 ° a 5 ° anos em um pequeno Município do Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul. As reflexões deste estudo destacam a presença de um cenário de in/exclusão escolar, no qual tanto a família quanto o aluno são responsabilizados pelo insucesso da inclusão. Além disso, evidencia-se a percepção dos professores para a falta de preparo por parte dos mesmos para lidar com essa temática específica e a ausência de um trabalho integrado entre os diversos profissionais que acompanham esses estudantes. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Curso de Psicologia |
Tipo de obra: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Assunto: | Saúde mental Desenvolvimento infantil Estigma (Psicologia social) Serviços de saúde mental Educação de base Professores Segregação Segregação na educação |
Orientador(es): | Saldanha, Olinda Maria de Fátima L. |
Aparece nas coleções: | Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Anna Carolina Prado Plümer.pdf | 570.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons