Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPogozelski, Rita de Cássia de Oliveira-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleRessignificação do sujeito : um olhar autopoiético disparado pelas narrativas.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorPellanda, Nize Maria Campos-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation had as focus more important to evidence a frequent reality in classroom, where the educators presented enourmous difficult of learning in the area of de reading and textual production, without interest, apathy and some thought about giving up to study. In the intention to search alternatives to improve this complex reality that allows me to think many times pedagogical pratical mine I left and transforms through new paradigms of the central concept of the theory of the biology the cognition of Humberto Maturana e Francisco Varela I intend to present the proposal of ressignification of the subject: one the look at autopoetical gone off for the narratives. The used metodology was in form of workshops in which the narrative texts were presented, the analyzed data had been collected through comments, writings in audio, written filmings and productions. The reading in this complex cognitive process in the autopoetical vision is seen as an activity of recreation of the text with autonomy (authorship) and at the same time resultant of the inseparable interaction of the proper process of the live.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subject.otherAnálise do discurso narrativopt_BR
dc.subject.otherAutopoiesept_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/377-
dc.date.accessioned2015-08-04T15:01:54Z-
dc.date.available2015-08-04T15:01:54Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação teve como foco principal constatar uma realidade frequente em sala de aula, onde os educandos apresentavam enorme dificuldade de aprendizagem na área de leitura e produção textual, falta de interesse, apatia e alguns pensavam em desistir de estudar. Na intenção de buscar alternativas para melhorar essa realidade complexa que me permitiu repensar minha prática pedagógica e transformá-la através de novos paradigmas, parti do conceito central da Teoria da Biologia da Cognição de Humberto Maturana e Francisco Varela e pretendo apresentar a proposta de Ressignificação do Sujeito: um olhar autopoiético disparado pelas narrativas. A metodologia utilizada foi em forma de oficinas nas quais eram apresentados os textos narrativos. Os dados analisados foram coletados através de observações, gravações em áudio, filmagens e produções escritas. A leitura nesse processo cognitivo complexo na visão autopoiética é vista como uma atividade de recriação do texto com autonomia (autoria) e, ao mesmo tempo, resultante da interação inseparável do próprio processo da vida.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RitaPogozelski.pdf472.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons