Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3780
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Ana Luiza | - |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Elementos da estética queer na canção brasileira contemporânea. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Guimarães, Rafael Eisinger | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis identifies elements that characterize a queer aesthetic in contemporary urban Brazilian popular music. Therefore, the research questions in what ways and from what elements song performances create fissures in the heteronormative system. In the last decade, there has been a profusion of artists who, at different levels of adherence to the mainstream, express dissident gender and sexuality. In order to identify aesthetic elements in this songbook, we have selected songs from the albums Remonta, by Liniker (2016), Pajubá, by Linn da Quebrada (2017), and Ojunifé, by Majur (2021). The interpretative reading of the songs, although within the scope of Literary Theory, more specifically in the line of research Literary and Media Studies, requires a transdisciplinary theoretical apparatus that considers its hybrid and multisemiotic nature. Therefore, we consider studies such as those of Luiz Tatit (2002; 2004) and Regina Machado (2011), especially with regard to vocal expression resources. Furthermore, aiming at an expanded reading, from the concept of performance, the propositions of Paul Zumthor (2005; 2010), Ruth Finnegan (2008), and Heloísa de Araújo Valente (1999; 2007) are fundamental, regarding the expression of the body and the artistic context, expanding the significant spectrum of the song. To this approach, we associate studies linked to the queer perspective, starting from the understanding of its emergence in a political and academic context and, subsequently, bringing into discussion some of the fundamental propositions in this field, such as the gender technologies, by Teresa De Lauretis (2019; 2021), gender performativity, by Judith Butler (2018; 2019), and contra-sexuality, by Paul Preciado (2004). Equally relevant are the discussions about queer from a southern global perspective, especially in the Brazilian context, proposed by authors such as Guacira Lopes Louro (2001; 2004), who explores the idea of crossing borders, and Larissa Pelúcio (2014a; 2014b), who appropriates queer anthropophagically, bringing it to a marginalized and submundane context. Finally, we propose readings of the selected songs in the corpus highlighting elements intertwined in the production of a queer aesthetic, emphasizing the ways in which the songwriters create fissures and destabilizations in the heteronormative system. Such elements of subversion and destabilization of the heteronormative system manifest themselves, mostly through language, the expression of desire and the bodies of the female singers.ou song interpreters/performers. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Quebrada, Linn da | pt_BR |
dc.subject.other | Liniker | pt_BR |
dc.subject.other | Majur | pt_BR |
dc.subject.other | Minorias sexuais e de gênero | pt_BR |
dc.subject.other | Música popular brasileira | pt_BR |
dc.subject.other | Desempenho (Arte) | pt_BR |
dc.subject.other | Mulheres transgênero - Música | pt_BR |
dc.subject.other | Cantores transgêneros | pt_BR |
dc.subject.other | Homossexualidade e música | pt_BR |
dc.subject.other | Feminismo | pt_BR |
dc.subject.other | Lésbicas - Música | pt_BR |
dc.subject.other | Homossexuais - Música | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/3780 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-27T16:59:56Z | - |
dc.date.available | 2024-03-27T16:59:56Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta tese identifica elementos caracterizadores de uma estética queer na canção popular brasileira urbana contemporânea. Para isso, investigamos de que maneiras e a partir de quais elementos as performances cancionais realizam fissuras no sistema heteronormativo. Na última década, viu-se eclodir uma profusão de artistas que, em diferentes níveis de adesão ao mainstream, manifestam expressões de gênero e sexualidade dissidentes. No intuito de identificar elementos estéticos nesse cancioneiro, selecionamos as canções dos álbuns Remonta, de Liniker (2016), Pajubá, de Linn da Quebrada (2017) e Ojunifé, de Majur (2021). A leitura interpretativa das canções, ainda que no âmbito da Teoria Literária, mais especificamente, na linha de pesquisa Estudos Literários e Midiáticos, requer um aparato teórico transdisciplinar, que considere sua natureza híbrida e multissemiótica. Para tanto, valemo-nos de estudos como os de Luiz Tatit (2002; 2004) e Regina Machado (2011), sobretudo no que diz respeito aos recursos de expressão vocal. Ainda, visando uma leitura ampliada, a partir do conceito de performance, são fundamentais as proposições de Paul Zumthor (2005; 2010), Ruth Finnegan (2008) e Heloísa de Araújo Valente (1999; 2007) que consideram também a expressão do corpo e do contexto artístico, alargando o espectro significativo da canção. A essa abordagem, associamos os estudos vinculados à perspectiva queer, partindo da compreensão de seu surgimento em contexto político e acadêmico e, posteriormente, colocando em discussão algumas das proposições fundamentais nesse âmbito, como o aparato das tecnologias de gênero, de Teresa De Lauretis (2019; 2021), a performatividade de gênero, de Judith Butler (2018; 2019) e a contrassexualidade, de Paul Preciado (2004). Igualmente pertinentes são as discussões acerca do queer desde uma ótica Sul Global, especialmente no contexto brasileiro, propostas por autores como Guacira Lopes Louro (2001; 2004), que explora a ideia do cruzamento de fronteiras, e Larissa Pelúcio (2014a; 2014b), ao realizar uma apropriação antropofágica do queer, trazendo-o para uma conjuntura marginalizada e submundana. Finalmente, propusemos leituras das canções selecionadas no corpus destacando elementos imbricados na produção de uma estética queer. Esses elementos de subversão e desestabilização do sistema heteronormativo manifestam-se, sobretudo, através da linguagem, da expressão do desejo e dos corpos das cancionistas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Ana Luiza Martins.pdf | 3.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons