Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3792
Autor(es): Lamb, Marcelo Eder
Título: Trabalho docente, qualificação e profissionalização na reforma curricular do ensino médio do estado do Rio Grande do Sul.
Data do documento: 2024
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar os processos de (des)qualificação e (des)profissionalização dos trabalhadores docentes do Ensino Médio na rede pública do estado do Rio Grande do Sul, a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC e da Reforma Curricular do Ensino Médio, conhecida como Novo Ensino Médio NEM. O estudo se justifica pela necessidade de compreender de forma aprofundada as implicações das reformas curriculares em questão no trabalho docente, dado que tais reformas trazem mudanças importantes na organização escolar e, consequentemente, no trabalho dos professores. Como procedimentos metodológicos utilizou-se de uma pesquisa documental e um trabalho de campo com aplicação de questionário online e realização de entrevistas semiestruturadas com docentes e gestores da rede pública do estado do Rio Grande do Sul, seguido da análise e triangulação dos dados. Como resultados, encontramos que o processo de implementação destas reformas curriculares vem produzindo importantes efeitos no trabalho docente, induzindo e, em alguns casos, impondo o abandono de determinadas qualificações, ao mesmo tempo que exige o desenvolvimento de novas qualificações, mais coerentes com os novos modelos do trabalho flexível e precarizado. Essas reformas curriculares no Ensino Médio têm se ancorado na precarização dos vínculos profissionais, contando basicamente com professores contratados, os quais, pelas condições de precariedade dos vínculos e pela intensificação do trabalho, têm sido obrigados a aceitar as mudanças sem muito espaço para questionamento. A implementação da reforma promove processos de desqualificação e requalificação que orientam a desprofissionalização docente, produzindo um trabalhador adaptado às necessidades da reestruturação produtiva capitalista de caráter neoliberal, intensificando o trabalho docente e desprezando uma formação teórica séria, em prol de um praticismo utilitarista. Isso somado a um aumento das possibilidades de controle pelo currículo e a consequente perda de autonomia no trabalho docente, as reformas do ensino médio têm contribuído para aprofundar o processo de destruição da profissão docente e o desenvolvimento de uma força de trabalho cada vez mais flexível e precarizada.
Resumo em outro idioma: The aim of this research is to describe and analyse the processes of (dis)qualification and (de)professionalization of high school teachers in the public school system in the state of Rio Grande do Sul, based on the implementation of the National Common Core Curriculum - BNCC and the High School Curriculum Reform, known as the New High School - NEM. The study is justified by the need to understand in depth the implications of the curricular reforms in relation to teaching work, since such reforms bring important changes to the school organization and, consequently, to the work of teachers. The methodological procedures used were documentary research and fieldwork with the application of an online survey and semi-structured interviews with teachers and managers from the public school system in the state of Rio Grande do Sul, followed by data analysis and triangulation. As a result, we found that the process of implementing these curricular reforms has had important effects on teaching work, inducing and, in some cases, imposing the abandonment of certain qualifications, while at the same time demanding the development of new qualifications, more consistent with the new models of flexible and precarious work. These curricular reforms in High School have been anchored in the precariousness of professional bonds, relying basically on contracted teachers, who, due to the precarious employment conditions of their ties and the intensification of their work, have been forced to accept the changes without much room for questioning. The implementation of the reform promotes processes of disqualification and requalification that lead to the de professionalization of teachers, producing a worker adapted to the needs of neoliberal capitalist productive restructuring, intensifying teaching work and disregarding serious theoretical training in favour of utilitarian pragmatism. This combined with an increase in the possibilities of control by the curriculum and the consequent loss of autonomy in teaching work, high school reforms have contributed to deepening the process of destroying the teaching profession and the development of an increasingly flexible and precarious workforce.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Ensino médio
Currículos - Mudança
Professores de ensino médio
Educação e estado
Qualificações profissionais
Reforma do ensino
Educação - Rio Grande do Sul
Ensino médio - Rio Grande do Sul
Orientador(es): Viegas, Moacir Fernando
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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