Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3808
Autor(es): Araújo, Maria do Rosário Sá
Título: Rede urbana e a interiorização do Ensino Superior e da formação de professores na Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense : condicionantes e desafios para o desenvolvimento regional.
Data do documento: 2024
Resumo: O caso recente e particular da interiorização da Educação Superior no Estado do Maranhão converge para a criação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL em 2016, com efetiva autonomia no ano de 2017 na cidade de Imperatriz, segundo centro mais relevante do Estado. Tal processo vem acompanhado, também no ano de 2017, da reformulação da lei de criação da Região Metropolitana do Sudoeste Maranhense - RMSM que, entre as suas diretrizes e base de atuação, está o compartilhamento de recursos com vistas à educação e a qualificação de recursos humanos. Ambos os movimentos são, inegavelmente, constituídos a partir de uma delimitação regional historicamente circunscrita, mas também são fruto de ações políticas de regionalização, que sobrepõem forças motrizes com vistas a otimização de potencialidades com base na expansão da educação superior. E desta forma, eles se centralizam na cidade de Imperatriz, centro polarizador de maior expressão urbano-regional, o que representa no bojo de transformações advindas, não apenas transformações no Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, mas também na constituição de fluxos espaciais e migrações de estudantes residentes em municípios não contemplados com instalações universitárias. A RMSM surge como uma criação do Governo do Estado do Maranhão que, a partir de estratégias próprias apresenta sua própria proposta de metropolização para 22 municípios. A RMSM é, desta forma, estruturada a partir da centralidade urbano-regional de Imperatriz, é estabelecida pela conexão de municípios que fazem parte de 4 regiões geográficas imediatas e tem na UEMASUL o seu principal instrumento de interiorização da educação, mesmo que, seu papel, nem sempre estejam claros nos documentos norteadores da região metropolitana. Na pesquisa se estabelece a interiorização da educação superior a partir de Imperatriz enquanto objeto de estudo e os municípios da RMSM o recorte espacial. É estabelecido desta forma, como premissa inequívoca, a interiorização da educação superior como estratégia relevante e fundamental no desenvolvimento regional. Desta forma, a presente pesquisa visou, compreender como as inter-relações entre a interiorização do ensino superior no Maranhão, com foco na formação professores e a configuração da rede urbana, condicionam e repercutem o desenvolvimento da RMSM. De forma específica, a pesquisa pretendeu: a) conhecer os processos históricos de desmembramento territorial dos municípios que compõem a RMSM e sua relação com a centralidade regional da cidade de Imperatriz; b) discutir o processo recente de interiorização da educação superior no Maranhão; c) analisar o papel da UEMASUL no processo de interiorização da Educação Superior, na RMSM; e d) identificar as complexas relações de polarização e subordinação na rede urbana RMSM, a partir dos cursos de formação de professores estabelecidos pela UEMASUL. Metodologicamente, a pesquisa busca a partir de uma abordagem quantitativa, seguida de exame qualitativo analisar dados secundários oficiais sobre a Educação Superior e transformações recentes dessa por meio dos cursos de licenciatura da UEMASUL na RMSM. Os dados produzidos foram sistematizados no formato de mapas, gráficos, quadros e tabelas e permitiram compreender transformações recentes do papel da instituição objeto na área de estudo.
Resumo em outro idioma: The recent and particular case of the internalization of Higher Education in the State of Maranhão converges to the creation of the State University of the Tocantina Region of Maranhão - UEMASUL in 2016, with effective autonomy in 2017 in the city of Imperatriz, second most relevant center in the state. This process has been accompanied, also in 2017, by the reformulation of the law of creation of the Metropolitan Region of Southwest Maranhense - RMSM which, among its guidelines and base of action, is the sharing of resources for education and qualification of human resources. Both movements are, undeniably, constituted from a historically circumscribed regional delimitation, but are also the result of political actions of regionalization, forces with a view to optimizing potentialities based on the expansion of higher education. And thus, they are centered in the city of Imperatriz, polarizing center of greater urban-regional expression, which represents in the midst of transformations arising, not only transformations in Teaching, Research, Extension and Innovation, but also in the constitution of spatial flows and migrations of students living in municipalities not contemplated with university facilities.The RMSM emerges as a creation of the Government of the State of Maranhão that, from its own strategies presents its own proposal for metropolization for 22 municipalities. The RMSM is thus structured from the urban-regional centrality of Imperatriz, is established by the connection of municipalities that are part of 4 immediate geographic regions and has in UEMASUL its main instrument of internalization of education, even if, its role, are not always clear in the guiding documents of the metropolitan region. The research establishes the internalization of higher education from Imperatriz as object of study and the municipalities of the RMSM the spatial cut. It is established in this way, as an unequivocal premise, the internalization of higher education as a relevant and fundamental strategy in regional development. Thus, this research aimed to understand how the interrelationships between the internalization of higher education in Maranhão, focusing on teacher training and the configuration of the urban network, condition and impact the development of the RMSM. Specifically, the research intended: a) to know the historical processes of territorial dismemberment of the municipalities that make up the RMSM and its relationship with the regional centrality of the city of Imperatriz; b) discuss the recent process of internalization of higher education in Maranhão; c) analyze the role of UEMASUL in the process of internalization of Higher Education in the RMSM; and d) identify the complex relationships of polarization and subordination in the urban network RMSM, from the teacher training courses established by UEMASUL. Methodologically, the research seeks from a quantitative approach, followed by qualitative examination to analyze official secondary data on higher education and recent transformations of this through the undergraduate courses of UEMASUL at RMSM. The data produced were systematized in the form of maps, graphs, four and tables and allowed to understand recent transformations of the role of the object institution in the study area.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Ensino superior
Desenvolvimento regional
Ensino superior - Tocantins
Universidades e faculdades
Professores - Formação
Orientador(es): Silveira, Rogério Leandro Lima da
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Maria do Rosário Sá Araújo.pdf9.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons