Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3816
Autor(es): Lemos, Isabela Cristina
Título: Juventude e universidade : neoliberalismo e processos de subjetivação.
Data do documento: 2024
Resumo: A racionalidade neoliberal se estabelece numa trama social em que se generaliza e difunde o formato de empresa na forma de constituir e viver processos e experiências, o que leva a expectativas utilitaristas do tempo e a necessidade da produtividade constante. O outro, é percebido como potencial competidor, havendo estímulos pela concorrência e pela ausência da solidariedade. No espaço universitário, não é diferente, sendo que este compõe essa trama social um lugar de destaque na formação e na constituição de sujeitos pensantes que ocuparão espaços diferentes na sociedade. Diante disso, este estudo busca compreender como se dão as travessias da juventude no contexto universitário no que tange os impactos da lógica produtivista sobre a saúde mental de jovens universitários, problematizando a respeito dessa racionalidade neoliberal e a produção de modos de ser estudante da graduação. Para tanto, tomou-se o caminho metodológico da cartografia, conforme proposta de Deleuze e Guattari, como um aprendizado da sensibilidade com os campos de forças, com a abertura a problematização e o cultivo da atenção ao campo vivo de forças no território da pesquisadora. Para a produção de dados foi usado o diário de campo e entrevistas individuais. A pesquisa se deu junto à estudantes dos cursos da graduação de uma Universidade da Região Sul do Brasil, no total, participaram 10 sujeitos. Para acompanhar as narrativas e os campos de forças que as compõem, dialogou-se com os estudos foucaultianos e autores/autoras pós-críticos. Por fim, a partir da análise surgiram os dois marcadores: "Universidade, juventude e modos de subjetivação" onde problematiza-se os modos de ser estudante da graduação na vivência universitária e "Encontros, possibilidades e saúde mental: tecendo reflexões" composto por tensionamentos das narrativas dos estudantes relacionadas a "saúde mental", onde investiu-se também na discussão de produção de modos outros de cuidado e de composição das travessias dos universitários. As análises possibilitaram pensar em pontos que parecem auxiliar, sustentar e produzir sentido para as vivências universitárias e através disso, utilizando-se de alguns passos do Design Estratégico foi confeccionado um produto técnico denominado "Travessias universitárias: encontros e possibilidades". Este caracteriza-se como material didático audiovisual e objetiva aproximar aquele que assiste de algumas possibilidades da vivência universitária, trazendo enfoque aos encontros e aos aprendizados extraclasse através de uma travessia composta de paisagens, campos e possibilidades. Considera-se imprescindível sustentar a importância da convivência no período de formação, pois a experiência universitária pode potencializar e produzir novos encontros, estes produzem novos afetos e podem dar novos contornos a essa experiência. Além disso, que se possa pensar em saúde mental para além do ponto da educação em saúde mental ou serviços individuais clínico-terapêuticos.
Resumo em outro idioma: Neoliberal rationality is established in a social fabric in which the company format is generalized and disseminated in the way of constituting and living processes and experiences, which leads to utilitarian expectations of time and the need for constant productivity. The other is perceived as a potential competitor, stimulated by competition and the absence of solidarity. In the university space, it is no different, as it makes up this social fabric, a prominent place in the formation and constitution of thinking subjects who will occupy different spaces in society. In view of this, this study seeks to understand how youth's journeys occur in the university context in terms of the impacts of productivist logic on the mental health of young university students, problematizing this neoliberal rationality and the production of ways of being an undergraduate student. To this end, the methodological path of cartography was taken, as proposed by Deleuze and Guattari, as a learning of sensitivity with the fields of forces, with the opening to problematization and the cultivation of attention to the living field of forces in the researcher's territory. Field diaries and individual interviews were used to produce data. The research took place among undergraduate students at a University in the Southern Region of Brazil, in total, 10 subjects participated. To follow the narratives and the fields of forces that compose them, there was a dialogue with Foucauldian studies and post-critical authors. Finally, from the analysis two markers emerged: “University, youth and modes of subjectivation” which problematizes the ways of being an undergraduate student in the university experience and “Encounters, possibilies and mental health: weaving reflections” composed of tensions in the students' narratives related to “mental health”, where it also invested in the discussion of the production of other modes of care and the composition of the university students' journeys. The analyzes made it possible to think about points that seem to help, support and bring meaning to university experiences and through this, using some steps of Strategic Design, a technical product called “University crossings: encounters and possibilities” was created, which is characterized as audiovisual teaching material and aims to bring the viewer closer to some of the possibilities of the university experience, bringing focus to meetings and extra-class learning through a journey made up of landscapes, fields and possibilities. It is considered essential to support the importance of coexistence during the training period, as the university experience can enhance and produce new encounters, which produce new affections and can give new contours to this experience. Furthermore, we can think about mental health beyond the point of mental health education or individual clinical-therapeutic services.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Neoliberalismo
Subjetividade
Professores
Educação - Pós-graduação
Saúde mental
Produtividade do trabalho
Professores universitários
Orientador(es): Lasta, Leticia Lorenzoni
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia - Mestrado

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