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http://hdl.handle.net/11624/3823
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pohlmann, Roberto Kittel | - |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Da ética ecológica à potência estética musical : a educação popular desenvolvida na escola família agrícola de Vale do Sol. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Moretti, Cheron Zanini | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis had as its main objective to characterize the Popular Education developed in/by the Escola Família Agrícola de Vale do Sol (EFASOL), focusing on the analysis of the ethical and aesthetic dimensions, represented, respectively, by the categories Ecology and Music, as the school's formative purposes. The specific objectives were: to understand whether the subjects who carry out this educational initiative, including students, families and educators, who understand the concept of Ecology, perceived this ethics during their training; and also understand whether music engages with this educational perspective. The aforementioned school, where I was a teacher from 2016 to 2023, began its activities in 2014 and is located in Linha Formosa, in the interior of the municipality of Vale do Sol, in Vale do Rio Pardo, center of the state of Rio Grande do Sul, Brazil. In order for the objectives to be achieved, Culture Circles were held, as a methodological instrument of Freirean inspiration, as they focus on dialogue, meeting Latin American theoretical and methodological perspectives in line with the history of the school that adds up , certainly, to the Popular Education and Rural Education movements, which began in Brazil in the 1960s. I discussed and analyzed circles with students, monitors and members of the Associação Escola Família Agrícola de Vale do Sol, and, after discussing the terms Ecology and Music, I was able to understand the intricacies of the alternation pedagogy, its pillars and the school's training objective. Thus, I understood that in its daily practice, the training process of the Escola Família Agrícola de Vale do Sol, based on the pedagogy of alternation and the set of its pedagogical instruments, produces an ecological musical education without dissociating ethics and aesthetics. As a complementary result, alongside this strict thought, this thesis resulted in an “Extended Play” of four songs called “Ecological Manifesto”. This work, contrary to definitive resolution, is objective and launches other reflections, forming a poiesis. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Escola Família Agrícola de Vale do Sol | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Educação rural | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ecologia agrícola | pt_BR |
dc.subject.other | Educação popular | pt_BR |
dc.subject.other | Diálogo | pt_BR |
dc.subject.other | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject.other | Partilha | pt_BR |
dc.subject.other | Música - Filosofia e estética | pt_BR |
dc.subject.other | Ecologia - Aspectos morais e éticos | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/3823 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-17T14:06:05Z | - |
dc.date.available | 2024-06-17T14:06:05Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta tese teve como objetivo principal caracterizar a Educação Popular desenvolvida na/pela Escola Família Agrícola de Vale do Sol (EFASOL), com foco na análise das dimensões éticas e estéticas, representadas, respectivamente, pelas categorias Ecologia e Música, enquanto propósitos formativos da escola. Os objetivos específicos foram: compreender se os sujeitos que realizam esta iniciativa educativa, a citar estudantes, famílias e educadores/as, entendedores/as do conceito de Ecologia, percebiam esta ética durante sua formação; e, também, compreender se a música se engaja a esta perspectiva educativa. A referida escola, do qual fui docente de 2016 a 2023, iniciou suas atividades em 2014 e está localizada em Linha Formosa, interior do município de Vale do Sol, no Vale do Rio Pardo, centro do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Para que os objetivos fossem alcançados, foram realizados Círculos de Cultura, enquanto instrumento metodológico de inspiração freireana, pois primam pelo diálogo, indo ao encontro de perspectivas teórico metodológicas latino-americanas consonantes com a história da escola que se soma, por certo, aos movimentos da Educação Popular e da Educação do Campo, iniciados no Brasil na década de 1960. Dialoguei e analisei círculos com estudantes, monitores/as e membros da Associação Escola Família Agrícola de Vale do Sol, e, após discorrer sobre os termos Ecologia e Música, pude compreender os meandros da pedagogia da alternância, seus pilares e o objetivo formativo da escola. Assim, compreendi que na sua práxis cotidiana, o processo formativo da Escola Família Agrícola de Vale do Sol, fundamentado na pedagogia da alternância e no conjunto de seus instrumentos pedagógicos, produz uma educação ecológica musical sem dissociar a ética e a estética. Como resultado complementar, ao lado deste pensamento estrito, esta tese resultou num "Extended Play" de quatro canções nomeado de "Manifesto Ecológico". Esta obra, avessa a resolução definitiva, objetiva e lança outras reflexões, configurando-se em poiésis. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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