Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3824
Autor(es): | Souza, Rute Elena Alves de |
Título: | Uma análise na perspectiva descolonial sobre o currículo de turmas multisseriadas na região do COREDE Campanha-RS. |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | A reorganização curricular da Escola Simões Pires estabelece relações com uma certa emergência pedagógicas e aproximações descoloniais, esta é a tese sustentada neste estudo. A investigação se configurou como uma pesquisa qualitativa em educação. O tema é o currículo de turmas multisseriadas e como objeto de estudo apresentamos: o currículo de turmas multisseriadas localizadas no campo na região do Corede campanha. Como problema de pesquisa se configurou a partir do seguinte questionamento: De que forma a colonialidade do poder, ser e saber se manifesta no currículo das turmas multisseriadas do campo e quais implicações para a perspectiva descolonial? No que tange ao objetivo Geral buscamos compreender como as colonialidades do Poder, do Ser e do Saber se manifestam no currículo de turmas multisseriadas de escolas do campo e quais seriam suas possibilidades de descolonização. No que tange aos objetivos específicos elencamos dois, ou seja: 1) Identificar e analisar a presença da colonialidade do Poder, do ser e do Saber no currículo escolar de turmas multisseriadas de escolas do campo; e o objetivo 2) Identificar e discutir os espaços e possibilidades para descolonizar esse currículo a partir de seus elementos teórico-práticos. Para a construção desta tese não utilizamos hipótese, mas sim questões de pesquisa. A metodologia utilizada para a produção de dados foi a técnica da triangulação, constituindo-se em três elementos que denominamos de procedimento 1 ? constituído por todos os dados elaborados pelo contexto do sujeito, já o procedimento 2, constitui-se a partir dos dados centrados nos sujeitos, ou seja, nas participantes e nos participantes e por fim o procedimento 3 o qual se configura na estrutura socioeconômica onde os sujeitos estão inseridos. Com relação aos participaram, totalizaram em 12, sendo dez entre alunas e alunos de primeiro a quinto ano e a professora da turma e a ex.coordenadora pedagógica da SMED/Bagé. Com relação a análise dos dados se constituiu a partir da análise de conteúdo. O referencial teórico conceitual que sustentou a tese teve como referência os autores do grupo Modernidade/Colonialidade e de autores que trabalham com o currículo. Os resultados da pesquisa apontou para importantes elementos que se aproximam de emergências pedagógicas a partir da reestruturação do currículo, contudo apresenta algumas contradições. |
Resumo em outro idioma: | The curricular reorganization of the school “Simões Pires” establishes relations with certain pedagogical urges and decolonial approximations; the thesis is sustained in this study. The investigation was defined as a qualitative research in education. The theme is the curriculum of multigrade classes, and as object of study, we present the curriculum of multigrade classes located in rural areas in the region of “Corede Campanha”. The research problem was based on the following question: In what ways does the coloniality of power, being, and knowing manifests in the curriculum of multigrade classes in rural areas, and what are the implications for the decolonial perspective? Regarding the general goal, we seek to understand how the coloniality of power, being, and knowing manifests in the curriculum of multigrade classes in rural schools and what their possibilities of decolonization would be. Concerning the specific objectives, we list two, them being: 1) Identify and analyze the presence of the coloniality of power, being, and knowing in multigrade rural school’s curriculum; and 2) Identify and discuss the spaces and possibilities to decolonize this curriculum based on its theoretical-practical elements. For the construction of this thesis, we did not use hypotheses, but rather research questions. The methodology used for data production was the triangulation technique, consisting of three elements that we denominate as procedure 1 - formed by all data made by the context in which the subject is in, while procedure 2 consists of data centered on the subjects, i.e., on the participants, and finally, procedure 3, which is focused on the socio-economic structure where the subjects are inserted. Regarding the participants, there were a total of 12, including ten students from first to fifth grade, the teacher of the class, and the former pedagogical coordinator of SMED/Bagé. Regarding data analysis, it was formed from content analysis. The theoretical-conceptual framework that sustained the thesis was based on the authors of the Modernity/Coloniality group and authors that work with the curriculum. The research results pointed to important elements that approach pedagogical urges as from the restructuring of the curriculum; however, it presents some contradictions. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de obra: | Tese de Doutorado |
Assunto: | Educação - Estudo e ensino Educação rural Educação Descolonização Educação popular Currículos |
Orientador(es): | Moretti, Cheron Zanini |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Rute Elena Alves de Souza.pdf | 8.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons