Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3828
Autor(es): Couto, Caroline
Título: Entre escola e migrações, [por] uma educação-migrante.
Data do documento: 2024
Protocolo CEP: CAAE: 65216822.1.0004.5343
Resumo: Esta escrita se encontra no ponto onde a escola é pensada com a migração e a migração é pensada com a escola, propondo pensar a educação nesta tensão. É feita de memórias e linguagens, entre infâncias. E é tecida por encontros, aqui narrados. São traços de uma cartografia, de um caminho traçado entre esperados e inesperados, em um movimento metodológico, a partir de Deleuze e Guattari, aberto à invenção, aos processos e à produção, mais do que à representação, que acompanha processos e produz processos, ao acompanhar perguntas e fazer perguntar. Aqui, são traços de uma atenção-intenção, estabelecida a partir da pergunta: como se dá o encontro entre a escola e as migrações e o que pode acontecer entre uma e outra? Que se desdobra em: o que pode acontecer quando a educação, na escola, com uma História tão longa e repleta de memórias de ordem e brechas, encontra com as crianças [e outros] das migrações internacionais contemporâneas, também marcadas na História e repletas de sentidos atribuídos e impostos; o que acontece quando estes dois projetos - modernos e coloniais, mas incapazes de funcionar em apenas um sentido - se encontram em uma escola pública, estadual, no interior do Rio Grande do Sul, na ponta do Brasil? E desta atenção ao encontro, propõe uma tese: de que entre a escola e as migrações contemporâneas, reivindica-se um tempo para os pequenos gestos em educação, tomada como tempo de transgressão, espaço público de produção de memórias e encontros éticos, em devir migrante. Uma educação-migrante: que convida a falar um mundo comum e recusa uma língua única.
Resumo em outro idioma: This writing is situated in a place where the school is contemplating migration, and migration the school, and how this tension can prompt to reflect on education. It is crafted from personal memories and language, between childhoods, interwoven with narrated encounters. These are some traces of cartography, from a pathway drawn between what is expected and what is not, in a methodological movement, from Deleuze and Guattari, open to invention, processes, and production, more than a representation of what already exists, it produces new processes, by following up question and creating new interrogations. Here, there are traces of an attention-intention, based on a question: How does the encounter between school and migration occur and what happens in between both? This progresses into: What happens when children of contemporary international migrations [and others], who have already a marked History regarding what has been imposed, meet a school with an established traditional education and a long History of memories as well?; what happens when these two projects – modern and colonial, but incapable to function in just one direction – meet in a public, state school, in the countryside of Rio Grande Sul in the extreme south of Brazil? From these encounters, the following thesis is proposed: between school and contemporary migrations, a time is claimed for the small gestures in education, taken as a time of transgression, a public space to produce memories, and ethical encounters on becoming a migrant. A migrant-education: that invites to speak an ordinary world and refuses to use a single language.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Imigrantes
Filhos de imigrantes
Educação
Escolas
Orientador(es): Hillesheim, Betina
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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